HRA passa a realizar exames que detectam possíveis doenças na garganta, língua e cordas vocais
O Centro de Alta Complexidade/Ambulatório do Hospital Regional de Araguaína (HRA) iniciou, nesta segunda-feira (26), a oferta de exames de videolaringoscopia, que detectam possíveis doenças na cavidade oral.
A programação da unidade é que sejam realizados 30 procedimentos durante o mês de março, com atendimentos de pacientes agendados, na segunda e sexta-feira.
O otorrinolaringologista Adriano José Flávio disse que sentiu a necessidade de pacientes, tanto do município de Araguaína quanto da região, em realizar os exames. “Solicitávamos os exames e o paciente não tinha como realizá-los pelo Sistema Único de Saúde. Então conversando com a diretora geral, Cristiane Uchoa, e propomos uma parceria, a qual foi muito bem aceita por ela e pela Secretaria de Estado da Saúde”, disse.
A diretora Cristiane Uchoa comemorou o início dos exames. “Estamos sempre buscando levar o melhor atendimento aos pacientes do SUS, buscando sanar as dificuldades que enfrentam. Com certeza a realização dos exames beneficiará muitas pessoas”, afirmou.
O médico acrescentou que “o exame é realizado tanto em crianças quanto em adultos. Nas crianças, podemos avaliar hipertrofias de adenoide, rinossinusites agudas ou crônicas, lesões como pólipos nasais, lesões em cordas vocais, e no adulto também. Além de tudo isso que eu citei nas crianças, é também possível de ser diagnosticado no adulto, além de diagnosticar tumores, câncer de laringe, câncer de nariz e câncer de garganta”.
“Eu esperava há quatro meses e hoje pude fazer o exame para ver o que está acontecendo, pois sinto muita dor de ouvido e muita infecção de garganta”, afirmou Iramar Ribeiro, que realizou o exame na segunda-feira.
Fonte: AF Noticias