Paratleta de jiu-jitsu de Araguaína se torna campeão panamericano e sonha com as paralimpíadas
Jeverson Dantas Felix, paratleta de Araguaína, consagrou-se campeão na categoria k1 (cadeirante tetraplégico), com kimono e sem kimono, no Campeonato Panamericano de Parajiu-jitsu, realizado no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, em Manaus (AM).
O lutador acaba de retornar ao Tocantins e destacou a importância da competição. “Esse evento reúne todas as classes com deficiência, seja ela qual for, autista, cadeirante, síndrome de down, amputado, cegos, onde são divididos cada um em sua classe por mobilidade motora. Essa competição é voltada apenas para deficientes e se tornou um caminho para as paralimpíadas”, reforçou o atleta.
Em 2023, o lutador de parajiu-jitsu tocantinense consagrou-se campeão brasileiro. O atleta também coleciona em sua trajetória o título do AJP Tour Goiânia, além das medalhas de prata e bronze na Liga Paraense de Jiu-jitsu.
“Gostaria de agradecer o Governo do Tocantins e a Secretaria dos Esportes e Juventude por sempre me apoiarem nas competições, dando um apoio total. Sempre estarei treinando, dando o meu máximo para representar nosso Estado”, finalizou o atleta.
A competição foi realizada nos dias 20 e 21 de abril e é uma realização da Federação Brasileira de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FBJJP). A categoria parajiu-jitsu foi criada exclusivamente para os paratletas que possuem algum tipo de deficiência, seja ela, física/motora e/ou cognitivas, que se encaixe em alguma das 29 classificações funcionais.
Fonte: AF Noticias