Hospital Dom Orione recebe moção da Câmara por quase 50 anos de serviços prestados à população
Em reconhecimento aos seus 47 anos de missão filantrópica na área da saúde, o Hospital Dom Orione foi homenageado na Câmara Municipal de Araguaína com uma moção de aplausos entregue pelo vereador Terciliano Gomes nesta quarta-feira (19). Médicos e colaboradores de diversas áreas foram reconhecidos na solenidade pelos seus serviços prestados.
Terciliano enfatizou a importância do Hospital Dom Orione para a população do município de Araguaína. O parlamentar frisou a expressividade do número de partos realizados mensalmente, cerca de 600, sendo mais de 90% destinados a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O diretor presidente do Hospital Dom Orione, Padre Bruno Rodrigues, agradeceu o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela instituição e por cada profissional que faz parte dela. Padre Bruno destacou a relevância da obra orionita para a comunidade de Araguaína e região, nas áreas de obstetrícia e alta complexidade.
“Além da qualidade dos atendimentos realizados, beneficiando usuários do SUS, nosso hospital injeta mensalmente na economia local, com pagamento de salários dos colaboradores e honorários médicos, em torno de R$ 14 milhões. São mais de 1.400 empregos diretos gerados, uma diferença significativa e positiva para a economia do município”, destacou.
Filantropia
O Hospital Dom Orione é uma entidade filantrópica credenciada no Sistema Único de Saúde (SUS) como entidade beneficente de assistência social com a finalidade de prestação de serviços na área da saúde. No ano de 2023, cerca de 250.000 atendimentos da unidade foram destinados para usuário do SUS.
No decorrer do ano de 2023, a instituição recebeu pacientes de 97 municípios do Tocantins e de 19 Estados da Federação. Dentre as especialidades atendidas pelo SUS, destacam-se a Obstetrícia, a Neonatologia e a Cirurgia Cardíaca. Pelo SUS também são realizados outros atendimentos, como cirurgias diversas, exames e serviços de diagnóstico e terapia.
Principais atendimentos realizados para pacientes SUS em 2023
- Internações: 10.254
- Partos: 5.834
- Pronto Atendimento Obstétrico: 26.460
- Bebês atendidos na UTI Neonatal: 790
- Consultas: 6.352
- Cirurgias: 1.123
- Procedimentos de Hemodinâmica: 1.117
- Exames de Imagem, Laboratório e Patologia: 199.867
- Mães acolhidas na Casa da Gestante: 591
- Fraldas produzidas na fábrica da unidade: 272.972