Moradores protestam por causa de obra paralisada em Xambioá e criticam ‘propaganda fake’
Moradores do setor Leste na cidade de Xambioá (TO) estão revoltados com a poeira causada pela falta de pavimentação asfáltica das ruas. Apesar de existir uma placa da prefeitura informando os dados relativos à obra, inclusive o prazo de conclusão, os moradores afirmam que o comunicado é apenas uma promessa que não saiu do papel. A prefeita da cidade é Patrícia Evelin.
Conforme a placa, a obra se trata de implantação da pavimentação asfáltica com meio fio, calçadas e sinalização nas vias urbanas de Xambioá, com investimento de R$ 1.437.684,61. A obra teria sido iniciada em 12 de setembro de 2023, com o prazo previsto para ser concluída em até 6 meses, ou seja, deveria ter sido entregue em fevereiro de 2024. Porém, as ruas continuam do mesmo jeito e, em alguns casos, até piores.
Em setembro de 2023, as máquinas estiveram no bairro e jogaram um tipo de aterro nas ruas, contudo, os moradores argumentam que gerou um grande atoleiro no período chuvoso e foram deixadas várias pedras enormes espalhadas pelas vias. “Além do aterramento mal feito, entrou água em várias casas e agora no verão estamos na poeira, e só a promessa da obra voltar, mas nem sinal de máquinas. A população está sofrendo com a falta do asfalto”, disse um morador.
Em forma de protesto, os moradores fizeram cartazes e se manifestaram no meio da rua. “Propaganda Fake Não! Queremos asfalto já, setor Leste pede socorro; Queremos respostas, queremos asfalto! Queremos respeito!”, dizia um cartaz.
Os moradores também disseram que parte da placa foi coberta com fitas para ocultar as informações da obra. As fitas foram retiradas pelos próprios moradores.
A reportagem não obteve retorno da Prefeitura de Xambioá sobre a reclamação.