Araguaína tem 206 registros de candidaturas a vereador e 2 para prefeito; veja outras cidades
O prazo para partidos, federações ou coligações registrarem candidaturas aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores nas Eleições de 2024 acaba nesta quarta-feira (15/08).
Na véspera do fim do prazo, Araguaína contabiliza 206 registros de postulantes ao cargo de vereador e 03 para prefeito, uma vez que o nome do ex-deputado federal Célio Moura (PT) ainda aparece na relação, no entanto, ele já desistiu da disputa, assim como a comunicadora Silene Borges (Rede), então candidata a vice que assumiria a cabeça de chapa, mas o partido Rede Sustentabilidade também decidiu retirar sua candidatura.
A partir da próxima legislatura (2025/2028), a Câmara Municipal de Araguaína terá 19 vereadores, dois a mais do que o número atual de parlamentares.
Já na disputa pela Prefeitura de Araguaína estão o atual prefeito Wagner Rodrigues (UB) e o deputado estadual Jorge Frederico (Republicanos).
PALMAS
Em Palmas, maior colégio eleitoral do Tocantins, a corrida eleitoral conta até agora com apenas 1 registro para a prefeitura e 249 para vereador. Por lá, o número de vereadores vai subir de 19 para 23 parlamentares a partir do próximo ano.
Na capital também houve desistência de um pré-candidato ao Paço Municipal: o ex-prefeito Carlos Amastha (PSB), que agora disputará vaga para vereador.
GURUPI
Em Gurupi, por sua vez, tem 189 registros para vereador e 3 para prefeito. Na capital da amizade o número de cadeiras na Câmara passará de 13 para 17, a partir de 2025
ONDE CONSULTAR?
Os registros de candidaturas de todos os municípios do Brasil podem ser acompanhados por meio da plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O sistema permite recortes de dados nacionais, regionais, estaduais e municipais.
Fonte: AF Noticias