Wanderlei nomeia nova procuradora-geral do Estado para substituir alvo da operação Máximus
A servidora Irana de Sousa Coelho Aguiar é a nova procuradora-geral do Estado. Ela foi nomeada nesta terça-feira (27), pelo governador Wanderlei Barbosa. Ela atuava como subprocuradora-geral do Estado e substitui o agora ex-procurador geral Kledson Moura, que retoma suas funções como procurador estadual.
Kledson foi exonerado do cargo comissionado após ter sido alvo da Operação Máximus, deflagrada pela Polícia Federal na última sexta-feira (23) para apurar um suposto esquema de venda de sentenças no Judiciário do Tocantins. Um desembargador e um juiz foram afastados por ordem do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
A Procuradoria Geral do Estado do Tocantins é uma instituição de natureza permanente, essencial à Justiça e à Administração Pública Estadual, sendo a unidade de representação do Estado para fins judiciais e extrajudiciais, consultoria e assessoramento jurídicos ao Chefe do Poder Executivo, estando diretamente subordinada a ele.
Perfil
A procuradora do Estado Irana de Sousa Coelho Aguiar está no quadro efetivo da PGE/TO desde 1994, mas em 1991 já atuava no órgão. Alem de estar à frente da Subprocuradoria Geral do Estado, foi coordenadora da Consultoria Especial, coordenadora da Regional Sul e subprocuradora Judicial. Tem vasta experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público.
Fonte: AF Noticias