Justiça nega novo pedido da coligação de Andrade contra 3ª pesquisa Gauss em Porto Nacional
A Justiça Eleitoral negou um novo pedido de liminar da coligação do deputado federal e candidato a prefeito de Porto Nacional, Antônio Andrade (Republicanos), contra o instituto Gauss. Desta vez, o grupo do deputado federal tentou impedir a divulgação da pesquisa eleitoral número TO-07306/2024, que teve seus resultados publicados nesta segunda-feira, 2 de setembro.
O levantamento, feito com 500 pessoas entrevistas nos dias 30 e 31 de agosto, mostra o prefeito e candidato à reeleição, Ronivon Maciel (União Brasil), na liderança com vantagem de 40 pontos percentuais no cenário direcionado (quando o eleitor é apresentado a uma lista de candidato).
Ronivon tem 61% das intenções de voto, contra 20,6% de Andrade. Na sequência vem os empresários Nelcir Formehl (Novo), com 5,8%, e Álvaro da A7, com 0,6%. Brancos e nulos somam 1% e não souberam responder ou não opinaram, 11%.
Confira a pesquisa completa
Esta é a segunda vez que a coligação do candidato Antonio Andrade tenta barrar a divulgação de pesquisas do Instituto Gauss, mas a Justiça negou todos os pedidos por não conseguir comprovar irregularidades.
“Ocorre que, em consulta ao Sistema PesqEle, verifica-se que o registro da pesquisa consta que serão 500 entrevistados, mesmo número que consta no campo referente ao ‘plano amostral’”, frisa a juíza Umbelina Lopes Pereira Rodrigues, ao rechaçar a falsa alegação de que pesquisa teria informado uma quantidade maior de entrevistados.
Além disso, a juíza também rechaça argumentos de que perguntas sobre a avaliação do modo de governar do prefeito e do governador não poderiam ser realizadas.
“A abordagem aduzida no item (ii) refere-se à inclusão de pergunta sobre administração do atual prefeito e sobre o governador, todavia, a priori, não há na legislação rol de perguntas que podem ser incluídas, sendo suficiente a apresentação do questionário e perguntar sobre a administração de um candidato é algo razoável para uma pesquisa e também sobre governador”, ressalta a juíza.
Aprovação do modo de governar
A pesquisa mostra que a aprovação do modo de governar do prefeito Ronivon Maciel aumentou e agora chega a 76,4%. Na pesquisa feita no final de julho, esse percentual era de 68,2%.
Fonte: AF Noticias