DestaquePalmas

Big Data/RecordTV aponta Janad com 57% dos votos válidos e possível vitória já no 1º turno

Uma pesquisa encomendada pela RecordTV ao instituto Real Time Big Data, divulgada nesta segunda-feira (16/9), aponta a candidata Janad Valcari (PL) com 57% dos votos válidos na disputa pela Prefeitura de Palmas, ou seja, com possibilidade de vitória já no 1º turno.

Na sequência, aparecem Eduardo Siqueira Campos, com 25%, Professor Junior Geo, com 17%, e Lúcia Viana, com 1%.

No levantamento estimulado, quando uma lista com os possíveis nomes é apresentada aos eleitores, a candidata aparece com 47% das intenções de voto.

Na sequência, aparecem Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 21%, Professor Junior Geo (PSDB), 14%, e Lúcia Viana (PSOL), 1%. Nulos e brancos somaram 9%, e 8% não souberam ou não responderam.

O levantamento foi realizado com 1.000 entrevistados, entre os dias 13 e 14 de setembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número TO-00273/2024, tem um nível de confiança de 95%.

Na pesquisa espontânea, sem a apresentação dos nomes dos possíveis candidatos, Janad tem 32% das intenções de voto. Na sequência, Eduardo Siqueira Campos aparece com 14% e empata tecnicamente com Professor Junior Geo, que tem 9%.

Aprovação das gestões

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) aparece com 40% de aprovação do eleitorado e 56% de desaprovação. Segundo o levantamento, 4% não souberam ou não responderam.

O governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) aparece com 65% de aprovação e 33% de desaprovação. 2% não souberam ou não responderam.

Além disso, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva é aprovado por 30% do eleitorado e desaprovado por 63%. Outros 7% não souberam ou não responderam.

Pesquisas anteriores

Os primeiros números da pesquisa Real Time Big Data, em março, Janad despontava com 31% das intenções de voto, e se posicionou à frente dos outros três concorrentes, Eduardo Siqueira Campos (Podemos) com 18%, Carlos Amastha (PSB), 17% e Júnior Geo 13%. No mês de junho, a candidatura do PL ampliou a vantagem e alcançou 41% das intenções de voto, segundo a pesquisa, enquanto Eduardo Siqueira chegou a 19%.

Já em agosto, com a saída de Carlos Amastha da disputa, a pesquisa do Real Time Big Data posicionou Janad com 46% das intenções de voto na estimulada. Em seguida o ex-prefeito do município Eduardo Siqueira Campos (Podemos), com 24%, em terceiro o professor Júnior Geo (PSDB), com 12%, e Lúcia Viana (PSOL), com 2%.

Fonte: AF Noticias