BrasilDestaquePalmas

OTC Jalapão é aberta em Palmas

ANOSTC promoveu uma festa de abertura das olimpíadas com a participação dos 1175 atletas e torcidas

Em um clima desportivo e com muita disposição os 1175 atletas divididos em 24 delegações     foram recebidos na festa de abertura da OTC Jalapão, as Olimpíadas dos Tribunais de Contas que acontecem, pela primeira vez, no estado do Tocantins. A recepção aos atletas aconteceu em um espaço de eventos, na capital Palmas, onde todos se encontraram e se apresentaram ao som das conhecidas vuvuzelas, aplausos e gritos de torcidas. A festa de abertura foi realizada pela Associação Nacional Olímpica, Recreativa, Cultural e Social dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (ANOSTC), que, a cada dois anos, promove as olimpíadas como forma de incentivar a prática esportiva e qualidade de vida entre os membros e servidores dos TCs de todo o país mais o Tribunal de Contas da União (TCU).

O evento começou com a apresentação do grupo musical Tambores do Tocantins, um projeto social dirigido pelo músico Márcio Belo que acolhe crianças e adolescentes. O grupo entrou no salão tocando em ritmo de fanfarra e arrancou aplausos das mais de duas mil pessoas presentes. Logo após a apresentação, um vídeo mostrou as potencialidades ecoturisticas do Tocantins. A mestre de cerimônia, Dhenia Gerhardt, vestida em um modelo cedido pela Secretaria de Estado da Cultura, bordado com Capim Dourado, do estilista Luís Fernando Carvalho. A modelo tocantinense Gabriela Carrero apresentou um deles, também confeccionado em Capim Dourado, representando a beleza e a riqueza natural. Os povos originários foram homenageados com a entrada de Maíra dos Santos Bentes, médica e indígena da etnia Tapuia.

A entrada das bandeiras dos estados participantes da OTC Jalapão, começou pelo anfitrião Tocantins, sob aplausos e a música conhecida como Hino da Vitória. Quem participou, pode ver a empolgação das delegações e suas torcidas; e a disputa por espaço para o registro das imagens pelas câmeras dos seus celulares. Pela primeira vez sem delegação em 18 anos, por causa das enchentes que afetaram o estado do Rio Grande do Sul em maio deste ano, o TCERS foi representado pelo servidor Fábio Oliveira. O Hino Nacional Brasileiro foi apresentado pelo tenor tocantinense, Badinho Araújo.

Coordenador da OTC Jalapão, conselheiro substituto Márcio Aluízio Moreira Gomes , iniciou os pronunciamentos. Ele agradeceu à gestão do TCETO pelo empenho em sediar as olímpiadas dos TCs e declamou trechos da música Hino ao Tocantins. “Eu tenho orgulho do meu Tribunal de Contas. Eu tenho a certeza que os nossos convidados irão se encantar com as belezas do Tocantins e a nossa hospitalidade”, destacou Márcio Aluízio.

Evandro de Santa Cruz Arruda, auditor de Controle Externo no Paraná, presidente da ASNOTC, deu as boas-vindas e convidou o conselheiro Severiano Costandrade (TCETO) para também falar em nome da Atricon e do IRB. Evandro enalteceu a realização da OTC no estado do Tocantins como parte das comemorações dos 35 anos de criação do Tribunal de Contas do Estado (TCETO). Ele fez a entrega de medalhas de honra ao mérito a equipe do TCETO que esteve à frente, em agradecimento ao apoio na realização da OTC Jalapão.

O presidente da ANOSTC inaugurou o aplicativo da entidade. A ferramenta é gratuita para quem utiliza os sistemas Android e IOS e fornece todas as informações sobre os jogos e a realização das OTCs.

A OTC Jalapão foi aberta oficialmente com a chegada da Tocha Olímpica, passando pelas mãos de atletas até chegar à Pira Olímpica acesa pelo presidente André Matos junto com o coordenador da OTC Jalapão, Márcio Aluízio.

Prestigiaram a abertura solene das olimpíadas OTC Jalapão, o diretor da FENASTC, Sávio Araújo Ribeiro, auditor do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro; conselheiro Wilson Wan Dall, do TCESC; a presidente da Corte do estado do Amazonas, Yara Amazônia Lins Rodrigues; do TCEPR, Fernando Augusto Mello Guimarães; o procurador-geral de Contas do Ministério Público de Contas do Tocantins, Oziel Pereira dos santos; conselheira do TCETO, Doris de Miranda Coutinho e os conselheiros Manoel Pires dos Santos; Severiano Costandrade, que representou a Atricon, e Napoleão de Souza Luz Sobrinho. Também estava presente o presidente do TCERJ, conselheiro Rodrigo Melo do Nascimento, representando o IRB, e os procuradores de Contas Marcos Modes e Zailon

Fonte: TCE TO