Jovem araguainense se destaca como goleiro e é selecionado pelo Náutico, time de Recife
Aos 13 anos, Arthur Conceição Barros se destaca como goleiro profissional, selecionado para atuar no Náutico Capibaribe, time de Recife, Pernambuco. Sua trajetória é um exemplo de como o esporte e os projetos sociais idealizados pela Prefeitura de Araguaína têm desempenhado um papel relevante na revelação de atletas na cidade.
O projeto Vencedores, que incentiva o desenvolvimento de jovens atletas, foi fundamental para que Arthur fosse indicado e aprovado em uma seleção do Vila Nova, e posteriormente, no Náutico. Sua ascensão a grandes clubes contou com o apoio financeiro da prefeitura, que viabilizou sua participação e continuidade no futebol profissional.
“Participar do Náutico Capibaribe é uma experiência incrível, sempre quis jogar neste grande clube e me sinto bem aqui. Já participei de diversos campeonatos e estou feliz, mas meu sonho é ser goleiro na Europa e proporcionar uma boa condição de vida para minha família”, afirma o jovem atleta.
Formação e apoio familiar
Desde cedo, Arthur mostrou interesse e habilidades naturais para o futebol. Aos seis anos, iniciou os treinos no Araguaína Futebol e Regatas, acompanhado por seu pai, que trabalhava no clube e o incentivava a seguir carreira. Seu avô o presenteou com seu primeiro par de luvas, reforçando o caminho de Arthur como goleiro.
Aos nove anos, Arthur já se destacava e foi convidado a integrar a seleção do Palmas, núcleo do clube Novo Horizontino, onde participou de uma competição, jogando contra atletas mais velhos.
Oportunidades por meio do projeto Vencedores
A entrada de Arthur no projeto Vencedores, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, foi decisiva para sua evolução no esporte. Por meio desse projeto, ele participou de diversas competições regionais, representando Araguaína em estados como Tocantins, Pará e Maranhão. Com apenas 12 anos, Arthur já jogava contra equipes das categorias sub-20, sub-17 e sub-15.
“Quero deixar uma mensagem para os jovens de Araguaína: que nunca falte dedicação. Foquem no que é importante e não deixem que as críticas sejam maiores que o talento. Vencer sempre”, aconselha Arthur.
Projeto Vencedores
Atualmente, o projeto Vencedores atende cerca de 700 crianças e adolescentes em núcleos esportivos espalhados pelos bairros de Araguaína, como Setor Barros, Costa Esmeralda, Araguaína Sul, Jardim das Palmeiras, Bairro de Fátima, Distrito de Novo Horizonte e Bairro São João.
O projeto também conta com uma parceria com a Sociedade Desportiva Sparta, atendendo 250 alunos no Complexo Xixebal, e com outra parceria que beneficia 110 crianças e adolescentes na Praça CEU.
Para Marquinhos Muquém, superintendente de esporte, é importante para o município ser representado por atletas de alto nível.
“É muito importante ver um adolescente buscando o esporte como meio de vida. Ver o Arthur chegar ao nível de uma equipe renomada é gratificante. Nossa satisfação é grande, pois oferecemos condições para que jovens de comunidades mais afastadas possam desenvolver seu potencial”, afirma Muquém.
Como funciona?
As inscrições para o projeto Vencedores são gratuitas e podem ser feitas diretamente nos núcleos de treinamento, com o instrutor ou professor responsável.
Os alunos inscritos recebem o kit esportivo adequado para a realização dos treinos, sem qualquer custo.
Fonte: AF Noticias