Janad defende construção de hospital e critica adversário que pretende devolver terreno doado pelo Estado
A candidata a prefeita de Palmas, Janad Valcari (PL), reafirmou nesta quarta-feira, 16, seu compromisso de construir o Hospital Municipal, e criticou o adversário, que disse que vai devolver o terreno doado pelo Estado para a construção da unidade de saúde. “Nós queremos é mais terreno, para construirmos a UPA no extremo norte. Onde tiver gente vai ter serviço público de qualidade”.
A declaração foi dada em entrevista aos jornalistas Cleber Toledo (Portalct), Ramon Macedo (Sou de Palmas), Wibergson Gomes (O Girassol) e Edson Rodrigues (Paralelo), na qual foram abordados os principais problemas de Palmas, e as possíveis soluções, o Plano de Governo e a trajetória pessoal e política de Janad.
Segundo ela, a saúde é um dos maiores gargalos da cidade. Em parte, por falta de vontade política de resolver os problemas, como a falta de médicos e remédios nas UPAs e nas unidades básicas de saúde. “Vamos voltar com farmácias para as UPAs e os postinhos, valorizar os profissionais da área, com o pagamento do piso dos agentes de saúde, e comprar remédios com prazo de validade de no mínimo de seis meses, e entregar o remédio na casa daqueles que precisam.”
A liberal destacou também que seus adversários tiveram pelo menos 24 anos para resolver esses problemas, mas nunca fizeram, e pediu um voto de confiança para que possa mostrar a melhor gestão da história da capital.
Desburocratização
Para atrair mais investimentos, Janad disse que vai desburocratizar a abertura de empresas, pois como empresária ela conhece o excesso de burocracia municipal, que afugenta os investidores. Para isso, vai promover a modernização tributária, com justiça fiscal e segurança jurídica, visando estimular, apoiar e fomentar a atividade econômica.
Destacou também que vai pôr em prática a Lei de Liberdade Econômica, por meio do Programa “Palmas Simples”, para facilitar a abertura de empresas e emissão do alvará de funcionamento.
Várias cidades
Questionada sobre Luzimangues, distrito de Porto Nacional, cujos moradores muitas vezes buscam serviços públicos na capital, Janad disse que vai fazer parceria com o prefeito Ronivon Maciel (UB), para solucionar problemas comuns, sobretudo nas áreas da saúde e transporte público.
Para ela, porém, existem “várias Palmas”: tem região central, com bons serviços; e as regiões sul, norte e a zona rural, esquecidas pelo poder público municipal. “Eu quero fazer uma única Palmas para todos, com transporte de qualidade, postos de saúde na zona rural, parques na Morada do Sol e na região norte, rodoviária em Taquaralto. Eu estou pronta para fazer isso, com o apoio e o voto dos palmenses.”
Previpalmas
Sobre o Previpalmas, Janad disse que as propostas de seu Plano de Governo são as melhores: colocar servidores de carreira na direção do Instituto e realizar concurso para o quadro próprio do órgão. “O lado de lá roubou o Igeprev e um ex-prefeito é investigado por desvio de dinheiro do Previpalmas. Quem vai “pagar o pato” são os servidores públicos”, disse, e aproveitou para desmentir a fake news segundo a qual ela vai demitir servidores contratados e comissionados. “O perseguidor, que demitiu servidores públicos, está do lado de lá.”
Outra fake news que a candidata teve que desmentir, mais uma vez, diz respeito à destinação de suas emendas parlamentares. “A banda [Barões da Pisadinha] já era famosa quando eu cheguei à Câmara e à Assembleia. Se encontrar um real meu de emenda colocada na banda eu renuncio à minha candidatura”, desafiou.
Governador
Sobre a intensificação da agenda do governador Wanderlei Barbosa em sua campanha, Janad disse que isso se deve ao fato de só ter segundo turno na capital. “O apoio do governador veio na hora certa. Estou muito feliz, pois ele é daqui e conhece a realidade da nossa cidade, assim como ele conhece bem o candidato do atraso, que ao invés de mostrar o próprio trabalho, tem que mostrar o trabalho pai dele.”
Relação com Lula
Questionada sobre sua relação com o presidente Lula, Janad enfatizou ela é de direita, mas vai governar para todos, como ele é o presidente de todos os brasileiros. E, portanto, sendo eleita, vai bater na porta de todos os ministérios em busca de recursos para a capital tocantinense.
Eleitores de Geo
Ao pedir o voto dos eleitores do deputado Professor Júnior Geo (PSDB), terceiro colocado na disputa, a candidata liberal disse que quem votou nele queria mudança, e que ela é a mudança. “Peço que [eles] pensem na cidade. Eles querem, e eu sou a verdadeira mudança. Vocês não querem o passado de volta, então votem em mim, para mudarmos esta cidade.”
Fonte: AF Noticias