Lago Center Shopping terá espaço rosa e contará história de mulheres que venceram o câncer
Finalizando o mês de outubro e fortalecendo a celebração rosa de autocuidado e exames preventivos para detecção precoce dos cânceres de mama e colo de útero, o Lago Center Shopping de Araguaína criou Espaço de Acolhimento Rosa, logo depois da entrada social do empreendimento, local onde será realizada a campanha “Tô de rosa, Tô consciente”.
Durante três dias (24, 28 e 29), mulheres que passaram pelo tratamento do câncer compartilharão um pouco de suas histórias com colaboradoras do shopping e visitantes que visitarem estande. No quarto e último dia da campanha, na quarta-feira, 30 de outubro, às 17h30, o Espaço de Acolhimento terá o Dia D e receberá a médica mastologista Evelling Lorena, o médico oncologista clínico Macilon Nonato e pacientes oncológicas para reforçar o movimento do autocuidado e exames preventivos.
“Nossa missão é sensibilizar as mulheres por meio de histórias de vida. Cada paciente precisou lidar com o câncer de uma forma diferente e acredito que todas têm uma mensagem importante para compartilhar. Queremos dar essa oportunidade para elas e nossas visitantes e fortalecer a necessidade dos cuidados com a saúde”, explica Cárita Bezerra, gestora de Marketing do Lago Center Shopping de Araguaína.
Exames e cura
A mamografia é o principal exame indicado para a detecção precoce do câncer de mama. Ele é indicado uma vez por ano para mulheres entre 40 e 49 anos e duas vezes para quem tem entre 50 e 69 anos. Se descoberto logo no início, o câncer de mama tem até 95% de chances de cura.
Já o exame de Papanicolau é o recomendado para a detecção precoce do câncer de colo de útero, com chances de cura de 100% se descoberto e tratado antecipadamente. O exame é indicado para mulheres entre 25 e 64 anos. A vacinação contra o HPV também é uma ação preventiva importante contra a doença.
Números que pedem atenção
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), para cada ano do triênio 2023-2025, cerca de 73 mil novos casos de câncer de mama devem surgir no país. Em 2002, foram 19 mil mortes causadas pela doença, a principal causa de mortalidade entre as mulheres brasileiras.
Já em relação ao câncer de colo de útero, os dados do Inca mostram que, também para cada ano do triênio 2023-2025, aproximadamente 17 mil novos casos devem surgir entre as mulheres.
Depois do câncer de pele, o câncer de mama é o segundo mais incidente entre as mulheres do país, seguido do câncer de colo de útero, que ocupa a terceira posição.
Fonte: AF Noticias