Lei sancionada altera nome de escola estadual para homenagear professora; veja trajetória
A professora Aldeny de Castro Alexandre teve seu nome atribuído à Escola Estadual Rio Sono, no município de Rio Sono, por meio de uma lei publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (31/10).
Conforme a proposta do deputado Eduardo Mantoan (PSDB), Aldeny de Castro foi uma mulher “de conduta ilibada, com uma capacidade educacional inquestionável, e sempre defendia que a educação é a base de tudo”.
Ela nasceu em Lizarda (TO), no dia 16 de junho de 1960, filha de Santina Alves de Castro e do ex-vereador Antônio Nazário de Castro, que foi pioneiro dos municípios de Lizarda e Rio Sono. Aldeny era irmã do servidor público Natal Castro.
“A professora Aldeny, como pioneira de Rio Sono, dedicou a sua vida à educação do município. Querida por toda comunidade riosonense. Em Rio Sono, teve o seu foco em ajudar no desenvolvimento da sua arte de educar, uma profissional que, além do ensino didático, exercia com amor e humildade a pratica do bem comum”, frisou a proposta.
Aldeny estudou e dedicou toda sua carreira profissional no Colégio Estadual de Rio Sono, trabalhava como contrato e na divisão do Estado foi efetivada como servidora pública. Com a criação do Tocantins, optou pelo novo Estado e se aposentou em 20 de fevereiro de 1991 no cargo de professora.
Fonte: AF Noticias