Festejo de Yemanjá será realizado pela 2ª vez no Tocantins e pode entrar no calendário cultural
A Associação das Casas de Culto de Matriz Afro-Brasileira do Tocantins (Feccamto) apresentou o 2º Festejo de Iemanjá para a Secretaria Estadual da Cultura (Secult), nesta quinta-feira (21).
O festejo está previsto para ser realizado em 22 de fevereiro de 2025, na Praia da Graciosa, em Palmas. Estiveram presentes no encontro a Iyalorisá Roberta de Osoguiã (jornalista Roberta Tum), Pai William de Odé, Pai Marcelo de Oxossi e a professora Deyze dos Anjos.
Na ocasião, o secretário estadual da Cultura, Tião Pinheiro, e a secretária-executiva Valéria Kurovski conheceram o projeto e ouviram as demandas da associação, prestando orientações sobre os caminhos que o grupo pode percorrer para a realização do evento, que será antecedido pelo 2º Balaio de Iemanjá, ato de Candomblé a ser realizado no Ilè de Odé e Oyá, no setor Jardim Santa Bárbara no ano que vem.
Durante a reunião, os secretários também destacaram a importância das religiões de matriz africana para a valorização da cultura e da identidade afro-brasileira.
“Infelizmente há pessoas que não compreendem a riqueza cultural dessas culturas e é de extrema importância criarmos os meios para colaborar com a inclusão do Festejo da Iemanjá no Calendário Cultural do Tocantins”, disse o secretário Tião Pinheiro.
“Nós fizemos esse primeiro movimento e queremos agora fazer disso uma tradição. Como fazemos tradição? Repetindo e perpetuando o evento. Não é só uma festa, mas uma expressão cultural”, enfatizou a Iyalorisá Roberta de Osoguiã, explicando que há mais de 30 casas de terreiro em Palmas, mas que estas acabam ficando isoladas e que o festejo promove um grande encontro entre elas.
Discorrendo sobre o papel dessas manifestações culturais para a preservação da cultura, da tradição e da memória dos povos afro-brasileiros, que historicamente viram inúmeras tentativas do apagamento de suas culturas, Pai William de Odé reforçou que “o Candomblé, a Umbanda, o Tereco, a Jurema e tantas outras vertentes são territórios de resistência de expressão de culto, de fé e de religiosidade do povo de terreiro”. Para ele, a festividade ajuda a promover “o respeito, a visibilidade e a cidadania aos povos tradicionais de terreiro, pois pode agregar as mais diversas experiências e expressões da cultura afro-brasileira que resistem até os dias de hoje”.
Além do festejo, a associação ainda pretende realizar uma mesa de discussões envolvendo diversos órgãos governamentais e não governamentais, com foco no combate ao racismo religioso e na discriminação contra as matrizes africanas. Datas e formato ainda serão definidos.
Fonte: AF Noticias