Câmara diz que ex-vereadora foi ‘convidada a se retirar’ após invadir espaço exclusivo dos vereadores
A Câmara Municipal de Araguaína divulgou nota comentando a polêmica sobre a expulsão da ex-vereadora Silvinia Pires durante a sessão que abriu a discussão de um projeto de lei que afeta direitos dos servidores públicos municipais, nesta terça-feira (10).
Segundo a nota, a sindicalista desrespeitou as normas do Regimento Interno ao invadir o espaço exclusivo dos vereadores no plenário, prejudicando os trabalhos. “Por isso, foi convidada a se retirar do local”, diz a Câmara.
Por outro lado, a Câmara afirmou que o plenário está aberto à população, desde que as regras sejam respeitadas, assegurando ordem e bom andamento das sessões.
“Acho que está bem provado que eu não estou suscetível a pressão nem de prefeito, nem de governador, nem de servidor, nem da população. A gente tem pautado aqui com muita claridade. O projeto hoje entrou para leitura, não seria votado de maneira alguma. Desde que tomei posse aqui como presidente, a primeira coisa que nós criamos foi um aplicativo onde qualquer cidadão acompanha [os trabalhos] em tempo real e qualquer lugar do planeta Terra com uma semana de antecedência todas as nossas pautas”, afirmou o presidente Marcos Duarte ao anunciar que a votação será na manhã desta quarta-feira (11). Antes, ele convidou os presidentes das classes sindicais para uma reunião na sala da presidência.
Além de ex-vereadora, Silvinia Pires é sindicalista e vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação – Regional Araguaína. Segunda ela, o projeto retira vários direitos dos servidores, tais como redução de quinquênio (adicional salarial a cada 5 anos de serviço prestado), da licença-prêmio e licença para exercício de mandato classista, dentre outros.
Confira a nota completa:
“A Câmara Municipal de Araguaína reafirma seu compromisso com a transparência e a participação popular, sempre garantindo o respeito ao Regimento Interno. Na sessão de ontem, 10 de dezembro, a senhora Silvinia Pires desrespeitou as normas ao invadir o espaço exclusivo dos vereadores no plenário, prejudicando os trabalhos. Por isso, foi convidada a se retirar do local.
Reiteramos que o plenário está aberto à população, desde que as regras sejam respeitadas, assegurando ordem e bom andamento das sessões.
Câmara Municipal de Araguaína”
Fonte: AF Noticias