Estado

Cratera engole outra parte da Avenida Filadélfia e interrompe completamente tráfego de veículos

Divulgação
Divulgação

A forte chuva da noite dessa sexta-feira (01) aumentou a erosão e provocou a interdição total da Avenida Filadélfia na altura no setor Coimbra. A prefeitura já sinalizou a pista do início da 1º de janeiro até a entrada da Avenida Goiás.  Carros e caminhões estão tendo que desviar por dentro do Bairro São João, causando um grande fluxo de veículos nas ruas estreitas.

Além disso, rachaduras no solo ainda ameaçam a estrutura dos estabelecimentos comerciais e, caso continue chovendo, poderá engolir parte da praça ao lado da rodovia. A Defesa Civil do Município também determinou a retirada imediata do poste de energia elétrica que pode vir a cair e provocar graves acidentes, além de interrupção no fornecimento de energia.

A outra parte da Avenida Filadélfia, ao lado do Residencial Camargo, já estava interditada desde dezembro do ano passado também em virtude das fortes chuvas. Por ser uma rodovia estadual, a responsabilidade pela manutenção da Avenida (TO – 222) é do Dertins, através do governo do Estado do Tocantins.

O secretário de Obras de Araguaína, Simão Moura Fé, e o vereador Neto Pajeú (PR) estiveram no local ainda na noite de ontem (01) onde solicitaram ao Corpo de Bombeiros, PM e Defesa Civil medidas imediatas de seguranças. Conforme Pajeú, foi solicitado também à Celtins o desligamento da rede de energia no local para evitar maiores prejuízos.

Outras localidades

Os enormes prejuízos também se multiplicaram por diversos bairros da cidade. Na divisa entre os setores Tereza Hilário, Raizal e Araguaína Sul, mais especificamente na Rua das Faias, mais de cinco casas já foram engolidas pela enorme erosão e cerca de 10 foram interditadas pela Defesa Civil.  Durante a visita da reportagem na manhã desse sábado, 02, duas famílias já faziam a mudança. “A pessoa morar muitos anos no mesmo lugar e ser obrigado a mudar às pressas é muito triste”, lamentou o comerciante João Evangelista, que também tem seu estabelecimento ameaçado pela erosão.

Nesta sexta-feira (01) o prefeito Ronaldo Dimas decretou situação de emergência em virtude os graves prejuízos causados pelas fortes chuvas no Município.  Os setores incluídos são: Martins Jorge, Setor Central, Setor Tereza Hilário Ribeiro, Setor Raizal, Setor Palmas, Bairro Neblina, Setor Itapuã, Setor Araguaína Sul, Vila Goiás, Setor Itaipu, Setor Dom Orione, Setor Itatiaia, Setor Anhanguera, Setor Monte Sinai, Setor Oeste, Setor Planalto, Setor Universitário, Setor Santa Helena, Distrito Agroindustrial de Araguaina – DAIARA.

O Decreto autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem, sob a coordenação da Defesa Civil, nas ações de resposta ao desastre e reabilitação do cenário e reconstrução. O prefeito ainda autorizou a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta ao desastre e realização de campanhas de arrecadação de recursos junto à comunidade

O decreto ainda autoriza a dispensa de licitação nos contratos de aquisição de bens necessários às atividades de resposta ao desastre, de prestação de serviços e de obras relacionadas com a reabilitação dos cenários dos desastres, desde que possam ser concluídas no prazo máximo de cento e oitenta dias consecutivos e ininterruptos.

(Arnaldo Filho – Portal AF Notícias)