BrasilSem categoria

Santa Maria fez vigília pelas vítimas neste sábado

Divulgação
Divulgação

União é a palavra. O coração do Rio Grande tem se reunido em orações para homenagear as vítimas da tragédia da boate Kiss. O final de semana será de missas, celebrações e caminhadas em memória aos 236 jovens mortos no domingo passado. Ontem à noite, em Santa Maria, estava programado um ato ecumênico para lembrar a pior tragédia da história do Estado.

Em Rosário do Sul, uma caminhada, que iniciou na Escola Plácido de Castro e foi até a Igreja Matriz da cidade, relembrou as vítimas da tragédia. Na chegada à igreja, os participantes fizeram orações em memória aos jovens que morreram.

A principal celebração em homenagem às vítimas será feita hoje, na Catedral Metropolitana de Santa Maria. Organizada pelo setor jovem da Arquidiocese do município, a homenagem começará a partir das 22h, com uma vigília em frente à catedral. A partir das 22h45min, será rezada uma missa de sétimo dia pelo bispo auxiliar de Porto Alegre, dom Jaime, que deve presidir a celebração. Participarão também o bispo referencial da Juventude no Rio Grande do Sul, dom Irineu Gassen, e o arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert.

O padre Cristiano Quatrin, que está à frente da organização da vigília e da missa, explica que a recomendação é que as pessoas utilizem roupas brancas e levem uma fita branca.

— Estamos tentando trazer um conforto para os corações das famílias que sofreram, e juntos tentarmos nos recuperar desta dor por meio da fé — diz o padre.

Depois do encerramento da missa, a vigília continuará em frente à catedral até as 2h30min, horário em que teria começado o incêndio na boate, há uma semana. Neste horário, as pessoas se voltarão ao local da boate e o bispo fará uma bênção de encerramento.

Pelo menos 50 mil pessoas são esperadas para a celebração. Amanhã, uma caminhada está organizada para sair da Basílica da Medianeira, após a missa das 18h e ir até a boate Kiss. Na caminhada, organizada pelo soldado da Base Aérea Samuel Alves, que perdeu colegas de trabalho, os participantes estão orientados a usar branco e levar uma rosa branca. (Fonte: Zero Hora)

(Portal O Norte)