Sindicato pede mais segurança para agências bancárias do interior às autoridades do Tocantins
Na reunião realizada na quarta-feira, 18, os representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Tocantins (Sintec) decidiram pedir garantias junto ao Ministério Público Estadual (MPE), Secretaria de Segurança Pública (SSP), Polícias Militar, Civil e Federal para assegurar mais proteção às agências bancárias no interior do Estado.
“Não que as agências da Capital estejam protegidas, mas as que mais precisam de segurança são as do interior. Vamos também procurar os setores internos das agências para verificar o que está sendo feito para amenizar estas ações que se tornaram constante”, ressaltou o presidente do Sintec, Crispim Batista Filho.
Para ele, outro ponto que deve ser revisto é o número de vigilantes nas agências. “Existem agências no interior do Estado que têm apenas um vigilante. É necessário que este número aumente”, defendeu Crispim, acrescentando que o Sintec está em momento de campanha de cobrança junto às autoridades.
O presidente disse que o número de vigilantes vai depender do tamanho de cada agência. “O setor interno das agências é que saberá a necessidade do número, mas esta mudança precisa ser revista. Outro ponto que deve está seguro são as câmaras interna das agências, pois são fontes de reconhecimentos dos assaltantes”, garantiu, alertando que as que não têm esta ferramenta de trabalho que providenciem.
De acordo com Crispim, assalto é um acidente de trabalho e a ação vem provocando medo entre os funcionários. “O sindicato vai solicitar também que as agências disponibilizem psicólogos para acompanhar os funcionários após um assalto, se algum deles precisar ser transferido para outra agência que seja feito e se uma licença for conveniente que seja oferecida”, ressaltou.
Entenda o caso
Seis agências bancárias do interior do Estado já foram assaltadas. Na madrugada do dia 27 de março , foi roubado o Banco do Brasil de Fátima, 28, Taguatinga, 29, Lagoa da Confusão, 6 Alvorada, 10, Itaguatins, 12, Rio Sono.
A Polícia localizou três dos seis assaltantes em Taguatinga, que foram mortos depois de uma troca de tiros com policiais. Quatro dos seis suspeitos de assaltar a agência de Itaguatins, também foram capturados pela polícia em Imperatriz (MA). Dois dos suspeitos conseguiram fugir, conforme a PM.
(CleberToledo)