‘A dona do pedaço’: Perfil da ‘influencer’ Vivi Guedes une ficção e realidade e ruma ao 1º milhão
Paolla Oliveira demorou quase oito anos para acumular 18,8 milhões de seguidores no Instagram. Sua personagem em “A Dona do Pedaço”, Vivi Guedes, em bem menos tempo, já ruma ao primeiro milhão.
São mais de 820 mil seguidores desde 25 de maio de 2019, quando a primeira publicação foi ao ar.
Na trama, Vivi é uma influenciadora digital. Para dar um tom de veracidade à novela e conectar o telespectador a outra plataforma além da TV (a tal “segunda tela”), Vivi ganhou um perfil real na rede social.
Não é a primeira vez que isso acontece em uma novela. Em “A Força do Querer”, (2017), Abigail, personagem de Mariana Xavier, ganhou um perfil na rede social. Mas a página era mais comercial, já que Biga, na história, era revendedora de uma marca de cosméticos.
“Percebemos a oportunidade de extrapolar para o digital já que esse era o universo da personagem e a Paolla super comprou a ideia”, conta Amora Mautner, diretora artística da novela.
Amora ainda cita que o perfil “sem sombra de dúvidas só funciona graças à parceria com a Paolla”, mesmo existindo outros responsáveis por cuidar da página.
A página real de personalidade fictícia mostra a realidade de muitos influenciadores digitais e exibe também algumas parcerias comerciais. Selfies e poses de Vivi com suas roupas extravagantes completam os posts.
Influenciadoras que são referências
Vivi “é uma mistura de várias influenciadoras e artistas como Kim Kardashian, Caroline Daur, Camila Coutinho, Rihanna”, cita Amora Mautner.
O perfil de Vivi também é seguidor de páginas de outras influenciadoras brasileiras como Camila Coelho, Tassia Naves e Lala Rudge, conhecidas por seus canais voltados para o universo da moda e estilo.
“Todas essas e outras influenciadoras também serviram de inspiração. A cada nova situação de Vivi, eu procuro novas referências e situações reais como inspiração. A Coco Rocha, Rihanna e Miley Cyrus são bastante despojadas e inusitadas nas postagens. Bem Vivi”, explica Paolla Oliveira.
Ao longo da novela, a página de Vivi Guedes também começou a seguir algumas estrelas brasileiras no meio musical e artístico, além de sites e revistas de celebridades e moda.
‘Fenômeno’
Ser influenciadora digital é apenas uma das características da personagem.
Na história de “A Dona do Pedaço”, Vivi é uma garota que viu a mãe ser morta, escapou de um atentado, foi adotada por um casal após se perder nas ruas, se tornou amante de um matador de aluguel (no caso, ele se apaixonou por Vivi antes de descobrir que ela era o alvo) às vésperas de seu casamento, é irmã da vilã Fabiana (Nathalia Dill)…
Para traçar o perfil profissional da personagem, Paolla conta que “a principal coisa foi entender que pode se influenciar de várias maneiras”.
“Quem valida se o conteúdo é ou não importante é o público”.
Em cena de “A Dona do Pedaço”, Virgínia (Paolla Oliveira) aparece com os pais Beatriz (Natália do Vale) e Otávio (José de Abreu) durante sessão de fotos — Foto: Globo/João Miguel Júnior
Para Alessandro Visconde, CEO da Digital Stars, empresa de gestão de carreira e negócios de influenciadores, a Vivi é um “fenômeno”.
“Acho que a estratégia que a Globo desenhou é bem bacana. Funciona muito bem. É a TV junto com as mídias sociais”, afirma Alessandro.
Para ele, Vivi desenvolve um trabalho muito bem feito nas redes e inclui fatores que ele considera primordiais para o sucesso na profissão:
- Autenticidade (“é primordial”)
- Consistência – ou frequência (“não abandonar isso. Sua audiência espera isso, independente do número de seguidores que você tem”)
- Conteúdo (“sem dúvida, tem que ser relevante. Se o conteúdo é moda, como no caso da Vivi, seja consistente nesse assunto”
- Reverberação (“Você precisa estar sempre atuando. Não pode desistir”)
Universo expandido da Vivi?
Alessandro acredita que se Vivi fosse uma digital influencer da vida real, poderia estar embolsando, no mínimo, 20 salários mínimos.
“No segmento da Vivi, no patamar que ela está de seguidores, ela poderia tirar hoje algo entre R$ 20 mil e R$ 30 mil por mês”.
E um perfil como o dela poderia monetizar ainda mais. Isso porque, além de ganhar dinheiro com publicidade em suas páginas e participações em eventos, um influenciador digital pode engordar a renda com:
- produtos licenciados
- e-commerce
- infoprodutos (os famosos cursos on-line. “Vivi poderia ensinar como ser modelo, se vestir”)
- livros
- jogos de tabuleiros
- palestras
Na novela, Vivi tem deixado essas possibilidades de investimento para trás, já que tem relações familiares e amorosas para resolver a cada capítulo. Se deixasse os dramas da trama de lado e focasse nos negócios, “posso chutar que ela teria capacidade de dobrar esses números”.
O que pensam os influenciadores digitais
A influenciadora digital Lalá Noleto tem 1,1 milhão de seguidores e conta que “está amando a novela e o carinho que a Vivi tem em compartilhar a vida com seus seguidores. Isso é essencial nesta profissão”.
“É muito bacana ver uma digital influencer na novela, afinal essa é uma profissão que existe e é séria. Mostra que existe um trabalho de verdade e ajuda a desmistificar muito preconceito e apresentar para quem ainda não conhece esse trabalho”, analisa Lalá.
“Mostra que é uma profissão que não é tão fácil assim como todos pensam. Exige responsabilidade, muita dedicação e cuidado com aquilo que você publica nas redes”, concorda a influenciadora digital e cantora Zoo.
Lalá diz também que “o poder de comunicação de uma novela é gigantesco e pode nos ajudar a abrir muitas portas”, mas acredita que falta um pouco de espaço na trama para mostrar mais da realidade dos influenciadores.
“Os eventos, desfiles e lançamentos que cobrimos, a forma com que desenvolvemos o conteúdo que postamos”., exemplifica.
Lalá Noleto — Foto: Reprodução/Instagram
Mais bastidores
Se Vivi Guedes mostra um pouco de sua personagem no Instagram, outra estrela da novela usa sua rede social pessoal para mostrar os bastidores de “A Dona do Pedaço”.
Reynaldo Gianecchini tem compartilhado com seus seguidores um pouco da rotina de gravações com o elenco. O ator já arrancou confissão amorosa de Paolla Oliveira, cantou e dançou com Juliana Paes, fez o registro de Nathalia Dill, Natalia do Valle e Nathalia Timberg juntas, entre outros momentos.
Com os registros inusitados, o público já brinca que a rede social do ator está parecendo o “Video Show”, programa que fazia a cobertura dos bastidores da novela e foi extinto da TV em janeiro após 35 anos no ar.