A Semana Nacional do Crédito abre caminhos para pequenos empresários alavancarem negócios
Microempresários contam como a participação no evento contribuiu para a obtenção de crédito e de orientação para gestão financeira.
Empreender requer, além de motivação, planejamento financeiro e conhecimento da gestão de recursos da empresa. Para orientar micro e pequenos empresários sobre capital de giro, linhas de investimento e regularização de crédito, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) promove ao longo do mês de outubro, a Semana Nacional do Crédito 2019. Essa iniciativa é Coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, Empreendedorismo e Artesanato – SEMPE, e conta com a parceria do Sebrae, em todas as unidades da Federação, a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), além dos principais bancos do país e outros parceiros.
Em 2018, a CNI participou da Semana Nacional do Crédito em parceria com os Núcleos de Acesso ao Crédito (NACs) das Federações Estaduais de Indústrias e a Caixa Econômica Federal. O NAC, coordenado e apoiado pela CNI, é disponibilizado nas Federações Estaduais de Indústrias e oferece orientação, capacitação e consultoria, além de informações sobre oportunidades de crédito e financiamento para micro, pequenas e médias empresas do setor industrial. Até agora, foram realizados 15.473 atendimentos individuais e 4.499 coletivos em 20 estados do país. No total, o volume de recursos efetivados pelo NAC é de R$ 169.156.502,43.
Um dos empresários que participaram da Semana Nacional do Crédito, em 2018, foi Rafael Reis, sócio na MR Esquadrias, microempresa de Tocantins que atua no setor da construção civil, com a fabricação de esquadrias e alumínios. A empresa existe desde 2013 e, no ano passado, participou da Semana Nacional do Crédito. Reis conta que, a princípio, tinha dificuldade de conseguir linha de crédito junto aos bancos, e isso motivou a participação no evento. “Primeiro, tivemos um atendimento exclusivo com uma especialista sobre o melhor crédito para a nossa empresa. Senti que, ao participarmos da Semana, tivemos mais aceitação dos bancos para conseguirmos o crédito”, explica.
Reis destaca que a empresa, que conta com 16 funcionários, precisava de crédito para finalidades variadas, como obtenção de equipamentos novos e reformas na fábrica. “Utilizamos para ajustes internos que darão retorno a longo prazo. Mas já conseguimos melhorar o fluxo da produção com novas máquinas e isso, com certeza, agrega valor ao produto final”, exemplifica. Além disso, Reis, que agora se concentra em conseguir novos clientes, diz que também fez networking no evento. “Foi uma experiência que nos ajudou a ter uma gestão melhor, e ainda conhecemos pessoas novas, fizemos parcerias e mostramos a nossa empresa”, comemora.
Antony Tadaiesky, fundador da Olhar Digital – Nogueira & Tadaiesky LTDA, também encontrou na Semana Nacional do Crédito uma oportunidade de conseguir recursos para investir na microempresa. “Tentei crédito durante muitos anos e não conseguia. O NAC me deu direcionamento para isso. Levaram em conta o histórico e o tempo da minha empresa, recebi o crédito e consegui ter um bom capital de giro”, diz.
Há 13 anos no mercado paraense, a Olhar Digital atua no setor de Tecn
ologia da Informação e fornece serviços, como manutenção de computadores e notebooks, além de recuperação de dados. Tadaiesky conta que, com o crédito obtido, a empresa investiu na aquisição de materiais e máquinas, além de pagar funcionários terceirizados e fornecedores. Segundo ele, o evento foi um divisor de águas para a empresa. “Antes, quando não tinha o crédito de que precisava, cheguei a perder muitas oportunidades. Agora, sei que posso trabalhar mais tranquilamente e fazer outros planos”, finaliza Tadaiesky, que, atualmente, estuda a expansão da empresa.
FONTE: Semana do Crédito