A terceira idade tá “on”: pesquisa aponta que 85% dos idosos utilizam a internet praticamente todos os dias
Levantamento da Febraban mostra ainda que a maioria acessa a internet para usar redes sociais
Quem pensa que tecnologia e idosos não se misturam não pode estar mais enganado. Uma pesquisa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban-Ipespe), chamada de “A Inclusão Digital dos Idosos”, realizada nas 5 regiões do país, mostrou que 85% destas pessoas acima dos 65 anos ouvidas pelo estudo chegam a usar internet todos os dias ou quase todos os dias. Os outros 14% usam algumas vezes por semana.
Outro dado que surpreende é o tipo de uso que a terceira idade faz da internet. Em cada 10 usuários com mais de 60 anos, 7 assistem a conteúdos de streaming, 85% utilizam a internet para acessar as redes sociais e 75% usam serviços bancários digitais, enquanto que apenas 34% dos entrevistados realizam consultas online. Ou seja, os mais velhos estão na internet, em sua maioria, em busca de um uso recreativo.
O resultado do levantamento faz com que caia por terra o estereótipo do idoso alheio à evolução do mundo. O processo de digitalização vem incluindo cada vez mais os idosos ao longo do tempo e a pandemia acelerou isso. A necessidade de ficar em casa e sem contato presencial com outras pessoas fez da internet uma ferramenta ainda mais importante para as relações interpessoais, principalmente dos mais velhos, já que são parte do grupo de risco e tiveram de seguir um isolamento mais rígido.
Segundo o IBGE, só em 2021, a expectativa de vida do brasileiro registrou aumento de 2 meses e chegou aos 77 anos, o que para o presidente da Sim Internet, Suelismar Caetano, indica que apesar dos avanços já alcançados na inclusão dos idosos, isso ainda precisa evoluir muito. “Através da internet, os idosos conquistam uma autonomia que é muito valiosa para eles. O idoso não é um inválido e tudo que pode melhorar a vida dele, tanto em relação ao acesso a serviços como também à diversão, é muito importante”, explica o gestor.
O empresário ainda conta que a procura pelo serviço de internet tem crescido muito no público idoso, o que comprova o quanto estão abertos a isso, mas eles ainda precisam de suporte para se adaptar. “Na empresa, os contratantes dos pacotes de internet recebem todo o suporte necessário de acordo com suas dificuldades. Esse suporte pode ser remoto ou presencial. Afinal, de nada adianta a melhor internet, se a pessoa não conseguir usufruir dela como deveria”, explica.
Fonte: Precisa Assessoria