Acadêmica de Direito da FACDO vence em duas modalidades esportivas no Meeting Paralímpico
Brasília foi palco de uma conquista notável protagonizada pela acadêmica Leidiamar Vieira Mousinho, do curso de Direito da Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), em Araguaína. No último sábado (16/9), ela venceu em duas modalidades no Meeting Paralímpico Loterias Caixa.
Em uma emocionante competição de atletismo paralímpico, Leidiamar brilhou ao conquistar o 1º lugar na corrida de 1.500 metros e o 2º lugar no arremesso de peso. Ela teve a orientação crucial da atleta-guia Valdania Maria dos Santos Costa.
Esta não é a primeira vez que a acadêmica demonstra seu talento nas pistas, já tendo competido anteriormente em nível nacional. Atualmente, ela ocupa a 8ª posição no ranking brasileiro de atletismo paralímpico.
A conquista de Leidiamar não se limita às pistas de atletismo. Em 2023, ela ingressou no curso de Direito da Católica Dom Orione, elevando a proposta pedagógica institucional de inclusão a um novo patamar. Com dedicação e enfrentando desafios, a acadêmica concretiza o Plano de Acessibilidade preconizado pelo Ministério da Educação (MEC).
Sobre a competição
O evento, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foi realizado no Centro Integrado de Educação Física (CIEF) e no Clube do Exército. As provas contaram com a participação de nove estados (Amazonas, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins), além do Distrito Federal. Esta foi a 5ª etapa do evento na temporada e reuniu 250 atletas, sendo 158 nas provas de atletismo, 46 nas de halterofilismo e 26 nadadores.
A delegação do Tocantins foi formada por 42 pessoas, incluindo professores, staffs, profissionais da Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude e paratletas de Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Miracema, Araguanã, Dianópolis, Xambioá, Goiatins e Santa Fé do Araguaia.