Palmas

Ação de combate ao mosquito Aedes aegypti será realizada na região sul de Palmas

Ação terá visita em casas, palestra em escola e limpeza de áreas publicas. Veja como combater o mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya.

Dengue Tocantins — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Dengue Tocantins — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Um dia de mobilização de combate ao mosquito Aedes aegypti será realizado nesta sexta-feira (5) no Jardim Taquari, na região sul de Palmas. A ação terá participação dos agentes de zoonoses de Palmas e servidores municipais. A concentração ocorre às 8h no Centro de Saúde da Comunidade.

Segundo o município, serão realizadas visitas domiciliares e as casas abandonadas terão entrada forçada. Também serão realizadas visitas em casas de imobiliárias.

A ação vai fiscalizar também comércios, ferros velhos, horta comunitária e borracharias. Além disso, serão realizadas ações educativas na Escola Municipal Lúcia Sales.

A Secretaria de Saúde informou ainda que áreas públicas no setor Bertaville e Jardim Aureny III vão passar por limpeza com retirada de entulhos, galhos de árvores e roçagem.

Dengue

O mosquito Aedes aegypti transmite a dengue, zika e chikungunya. O Tocantins passa por um período em que a dengue é considerada uma epidemia. O estado lidera o ranking nacional de incidência da doençae Palmas com mais de 12 mil notificações até 21 de março.

Palmas é uma das cidades que mais registrou casos da doença. Em janeiro, a secretaria até voltou a usar o fumacê para tentar controlar a população do mosquito nas quadras da região central.

Piscina sem manutenção vira foco de dengue — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Piscina sem manutenção vira foco de dengue — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O Aedes

O mosquito é menor do que um pernilongo comum, de cor café ou preto, apresenta listras brancas no corpo e nas pernas. Possui hábitos diurnos, sua picada ocorre nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, não dói e não causa coceira na pele. Durante o voo, o Aedes não faz ruído para passar despercebido e não chamar a atenção.

A fêmea do mosquito pode colocar mais de 100 ovos de cada vez. Seu ciclo apresenta quatro fases: ovo, larva, pupa e adulto. O desenvolvimento dos ovos até o surgimento do mosquito se dá em cerca de apenas 10 dias, podendo esse período ser menor, dependendo das condições do ambiente em que os ovos foram postos.

Quem contamina o ser humano é a fêmea do mosquito, que precisa de uma substância do sangue para completar o processo de amadurecimento de seus ovos, enquanto o macho apenas se alimenta de seiva de plantas.

A transmissão começa quando a fêmea pica uma pessoa com dengue. O tempo necessário para o vírus se reproduzir no organismo do mosquito é de 8 a 12 dias.

Os sintomas

Segundo o Ministério da Saúde, a infecção por dengue pode ser assintomática, ou seja, não apresentar sintomas, ou apresenta-los de forma leve e grave. Neste último caso pode levar até a morte.

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias. Também são sintomas a dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.

A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte:
https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2019/04/05/acao-de-combate-ao-mosquito-aedes-aegypti-sera-realizada-na-regiao-sul-de-palmas.ghtml