Agendamento pela internet para emissão de carteira de identidade já está disponível no Tocantins
O agendamento para a emissão da carteira de identidade ou 2ª via do documento já pode ser feito pela internet no Tocantins. Inicialmente, o serviço estará disponível somente em Palmas, mas depois será expandido para outras cidades.
No ato do agendamento, o cidadão marca a data e hora e também realiza um pré-cadastro através de formulário específico na recém-implantada Plataforma de Atendimentos Periciais e Identificações (PAPI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Na plataforma, deverão ser inseridos os dados pessoais, filiação e endereço residencial. Um protocolo é gerado no final.
Depois de formalizado o pré-agendamento, o usuário deve comparecer ao Instituto de Identificação, em Palmas, no dia e hora marcados, e apresentar o protocolo gerado juntamente com a documentação original comprobatória dos dados inseridos no PAPI (Certidão de Nascimento/Casamento original e cópia, duas fotos 3×4 recentes e CPF).
Os dados informados pelo cidadão serão validados e suas impressões digitais e assinatura são colhidas para a finalização do procedimento. Em caso de 2ª via da carteira de identidade, é também necessário o comprovante de pagamento (DARE) da taxa de emissão de segunda via, no valor de RS 25.
PAPI
A proposta de garantir mais agilidade e rapidez no processo de emissão documentos do órgão alcança, além do RG, os antecedentes criminais e é proporcionada pelo uso da Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação (PAPI), desenvolvida pelos servidores da Tecnologia da Informação do Instituto de Identificação.
Com o PAPI, todos os trâmites do procedimento para confecção dos antecedentes podem ser realizados pela internet, ficando apenas a coleta de digitais e confirmação dos dados fornecidos pelo usuário online nos Núcleos descentralizados de Araguaína, Araguatins, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Guaraí, Gurupi, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e na sede do Instituto, em Palmas.
“Esperamos com a implantação da plataforma agilizar a emissão dos documentos. Primeiramente na Capital, posteriormente no interior”, afirmou a diretora de Papiloscopia da SSP, Naídes Cesar Silva.
A plataforma segue diretrizes previstas no Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Tocantins (PESSE), publicado em 26 de junho de 2019, na perspectiva de modernização da Polícia Civil e de uma gestão baseada em evidências e com foco no resultado.
“Dentro do diagnóstico que buscamos para o planejamento de projetos, ações e políticas públicas na área de segurança, foi evidenciada a necessidade de aprimoramento tecnológico dos serviços de emissão de documentos de identidade ofertados à população tocantinense. E, para a melhoria dos resultados buscados, focamos especialmente a celeridade desse serviço“, ressaltou o secretário Cristiano Barbosa, titular da SSP.
Ainda segundo o gestor, o agendamento online é lançado juntamente com outras ações para aprimoramento dos serviços até então prestados pelo Instituto de Identificação e que careciam de maior eficiência.
“Temos buscado fortalecer e melhorar a qualidade desse atendimento. Primeiro, conseguimos zerar todo o passivo de documentos atrasados que ainda precisavam ser confeccionados, para agora entregarmos à população. Hoje, possibilitamos o atendimento com hora marcada na Capital e com perspectivas de avanço do serviço para o interior do Estado. E estamos estudando parceria com os Correios para que o documento de identidade possa ser emitido também em suas unidades, inclusive por meio de coleta biométrica”, destacou.
O agendamento pode ser feito através deste link.
Fonte: https://afnoticias.com.br/estado/agendamento-pela-internet-para-emissao-de-carteira-de-identidade-ja-esta-disponivel-no-tocantins