Agroindústria inaugurada no Tocantins quer produzir linguiça artesanal com sabor de pequi
O município de Cristalândia, na região central do Tocantins, inaugurou uma nova fábrica de linguiça artesanal com receita tradicional denominada Porco Pura na última sexta-feira (12). O novo empreendimento tem o selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE) expedido pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapec).
O projeto foi iniciado em 2019 após a elaboração de um plano de reforma no prédio, sendo reestruturado com todas as normas higiênicos-sanitários exigido pelo selo Estadual.
Segundo a engenheira de Alimentos da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Verônica França, além do suporte estrutural, a Secretaria auxiliou na implantação desde a elaboração do fluxo das atividades dentro da fábrica até no suporte caminhos a obtenção do Selo.
“A expectativa do produtor é expandir a produção para outros sabores de linguiça, como a sabor pequi, um gosto especial do fruto que é considerado o Medalhão do Cerrado”, destacou. Ela acrescentou que a previsão de lançamento deste novo produto deve ser nos próximos meses após a liberação do rótulo junto à Adapec.
A agroindústria agora possui, além do Selo do Serviço de Inspeção Estadual (SIE), o Selo do Armazém da Seagro, um símbolo do Programa Estadual de Agroindustrialização de Alimentos conferido às agroindústrias apoiadas pelo Estado.
Certificação
Atualmente, a fábrica produz dois tipos de linguiça, ambos à base de porco puro, nos sabores suave e apimentado. O proprietário já tinha experiência da produção da linguiça em seu açougue na cidade, mas a partir de seu sonho em querer expandir sua comercialização buscou ajuda da Secretaria da Agricultura para alcançar a Certificação.
Verônica França também falou que a implantação dessa fábrica mostra para todos os pequenos produtores que quiserem expandir em sua área de comercialização que, com o apoio certo, é possível realizar este sonho e empreender, mesmo em meio à crise.
A agroindústria de linguiça de propriedade do senhor Raimundo Castilho é um desdobramento das ações de fomento à agroindustrialização do governo do Estado por meio da Gerência de Fomento à Agroindústria da Seagro.