Estado

Agrotins 2013 mostra a geração de energia através de resíduos animais

Divulgação
Divulgação

A 13ª Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins conta com a exposição de um biodigestor, que gera energia a partir de resíduos animais (bovinos, suínos, ovinos, entre outros). O aparelho, que estará sendo demonstrado nos cinco dias da feira, é uma ferramenta importante para se pensar no tema da Agrotins 2013 – “Pecuária, com Tecnologia e Sustentabilidade”.

O biodigestor está sendo apresentado pela Empresa Sansuy, que participa pela primeira vez da feira. De acordo com o gerente de Engenharia de Biodigestores da Empresa, Valter Saka, o intuito é estimular os produtores tocantinenses a adquirirem as novas tecnologias, que possibilitam a produção de energias limpas no campo. “O mercado de biodigestores tem crescido muito em todo o Brasil e acreditamos que possa crescer muito no Tocantins também, que tem um agronegócio em franca expansão”, avaliou o gerente da Sansuy.

A empresa possui fábricas, para produção do aparelho, em Embu das Artes (SP) e Camaçari (BA).

Biodigestor

O biodigestor apresentado na Agrotins fica ao lado do curral dos touros e é constituído, basicamente, de uma câmara fechada, na qual a biomassa (resíduo animal) é fermentada e, como resultado, ocorre a liberação de biogás e de biofertilizante. Quem visitar a área contará com a disponibilidade de uma equipe técnica da Sansuy para sanar as dúvidas sobre equipamento.

Agrotins

A Feira de Tecnologia Agropecuária iniciou nesta terça-feira, dia 7, e segue com programação bem diversificada até o sábado, dia 11 de maio. O evento, que está em sua 13ª edição, acontece no Centro Agrotecnológico de Palmas.

(SECOM)