Agrotins 2013 reforçará potencial do Tocantins para a pecuária
Por mais um ano, a Agrotins – Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – promete bater recordes de negócios e público. O maior evento do segmento da região Amazônica chega agora à 13ª edição e ocorrerá de 7 a 11 de maio de 2013, no Centro Agrotecnológico de Palmas. Tendo como tema “Pecuária com tecnologia e sustentabilidade”, a feira irá estimular uma vocação natural do Estado: a criação de gado, seja para corte, leite ou couro. A Agrotins é uma realização do Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário.
A escolha do tema não é por menos, pois o Tocantins aumentou em cerca de 90% seu rebanho desde a criação do Estado. Atualmente, são 8.001.999 cabeças de bovídeos (bovinos e bubalinos) e a tendência é de crescimento para os próximos anos, tendo em vista o potencial que o Estado possui, como área para exploração e boas condições sanitárias.
Há mais de 15 anos, o Tocantins não registra casos de aftosa e, atualmente, é reconhecido internacionalmente como área livre da doença com vacinação. Além disso, a qualidade dos animais e da carne produzida também merece destaque. O Estado produz o chamado “boi verde”, que são animais alimentados no pasto, livres das rações de origem animal, o que vai ao encontro das preferências dos mercados consumidores mais exigentes. Todos estes fatores aliados favorecem a exportação da carne tocantinense, que é enviada a diversos países, especialmente da Europa e Ásia.
“Queremos destacar na Agrotins todo este potencial que possuímos e incentivar o crescimento e, como o próprio tema da feira sugere, fazendo uso das novas tecnologias disponíveis e com sustentabilidade”, destaca o secretário da Seagro, Jaime Café.
Balanço
No ano de 2012 a Agrotins fechou em negócios (vendas diretas, propostas e negociações realizadas) R$ 325.707.080,00. Ao todo, 71.971 pessoas estiveram no evento e o número de pessoas capacitadas (palestras técnicas, clínicas tecnológicas, dinâmicas e dias de campo) foi de 16.761 pessoas.
(SECOM)