Água do rio Lontra fica preta e com odor insuportável após chuva em Araguaína; vídeo
“Até quando esse rio vai aguentar?”. O questionamento foi feito pela moradora Ilzabete Nunes durante a gravação de um vídeo em que mostra o Rio Lontra, em Araguaína, com a água bastante preta e exalando forte odor, na manhã desta terça-feira, 16 de novembro.
Ela mora às margens do rio no Bairro JK e tem denunciado com frequência a poluição das águas.
Ilzabete Nunes acredita que, mais uma vez, o problema tenha sido causado pelo despejo de esgoto sem o devido tratamento. A água ficou com a coloração escura depois da chuva que caiu durante a manhã.
“Olha a cor da água do Rio Lontra, preta, preta e o odor está horrível. Até quando esse rio vai aguentar? Essa poluição, esse descaso!”, desabafou a moradora no vídeo (abaixo).
Ainda segundo o relato da moradora, também surgiu uma massa preta no fundo do rio. “É um constrangimento que não tem mais limite, é nojeira demais. É só uma massa diluída, não tem tratamento nenhum”.
O problema vem acontecendo há anos e muitos peixes já morreram no rio por causa da poluição.
O QUE DIZ A BRK AMBIENTAL?
Em Nota, “a BRK Ambiental informou que monitora continuamente suas operações, incluindo a Estação de Tratamento de Esgoto, que está operando normalmente. A concessionária realizou vistoria no Rio Lontra na manhã desta terça-feira, 16/11, no ponto de lançamento e não constatou anormalidades. A empresa destacou que está a disposição de seus clientes caso hajam dúvidas, por meio de seus canais de atendimento e redes sociais”.
ESGOTO SEM TRATAMENTO
A empresa BRK Ambiental já foi condenada a pagar R$ 1 milhão por crime ambiental em ação penal proposta pelo Ministério Público do Tocantins (MPTO). Segundo a sentença, a empresa manteve por vários anos uma conduta negligente e criminosa de lançar no Rio Lontra efluentes de uma estação de tratamento de esgoto fora dos parâmetros exigidos pela legislação ambiental. A situação já provocou a mortandade de centenas peixes.
VEJA OS VÍDEOS