Alexandre e Jorge articularam eleição de Max Baroli à presidência da Câmara de Araguaína
Com uma vitória de 11 votos contra 8, o vereador Max Baroli (MDB) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Araguaína. A eleição ocorreu após a solenidade de posse dos membros do Executivo e Legislativo, realizada nesta quarta-feira, 1º. O novo parlamentar venceu a chapa encabeçada pelo até então presidente Marcos Duarte (PSD).
A reeleição de Duarte era dada como certa até minutos antes da disputa. Porém, numa reviravolta, Baroli cravou uma virada histórica, mostrando sua capacidade de articulação, bem como do deputado federal Alexandre Guimarães (MDB) e do deputado estadual Jorge Frederico (Relublicanos), ambos aliados do Governo do Estado.
Em outubro, Jorge perdeu a disputa pela Prefeitura de Araguaína para Wagner. Por outro lado, o novo vice-prefeito é irmão de Alexandre Guimarães, que é um grande parceiro do governador Wanderlei Barbosa. Esse fato colocou uma pulga atrás da orelha do grupo governista municipal.
A derrota de Marcos Duarte, que tinha o apoio do prefeito Wagner e do senador Irajá Abreu, gera temores para o grupo político, pois o novo presidente irá conduzir a votação de pautas polêmicas, como as contas do ex-prefeito Ronaldo Dimas, rejeitadas pelo TCE, e projetos de interesse da gestão municipal. Além disso, a derrota ainda enfraquece a presença política do senador Irajá na região, pois Marcos Duarte se apresentava como seu porta-voz para todos os tipos de questões.
Por outro lado, o Palácio Araguaia mostrou sua força em Araguaína, provando que tem atuação concreta e decisiva na articulação política da cidade.
NOVA MESA DIRETORA
A nova Mesa Diretora da Câmara é composta pelos seguintes vereadores:
• Presidente: Max Baroli (MDB)
• 1º Vice-Presidente: Israel da Terezona (União Brasil)
• 2º Vice-Presidente: Ygor Cortez (Podemos)
• 1º Secretário: Wilson Carvalho (PRD)
• 2º Secretário: Diego da Apa (MDB)
• Suplente: Vilarindo do Eucalipto (PSD)
PERFIL
O novo presidente da Casa de Leis, que é empresário do ramo alimentício na cidade, é formado em Administração de Empresas e, apesar de novo da política, conseguiu angariar os apoios necessários para viabilizar a sua eleição à presidência da Casa de Leis.
Baroli foi eleito com 1.510 votos, e reforçou, após a eleição da Mesa Diretora, que carrega consigo uma promessa de renovação e compromisso com o desenvolvimento de Araguaína.
Baroli afirmou que sua gestão será pautada pela colaboração com o Executivo e por uma agenda voltada à melhoria da cidade.
Fonte: AF Noticias