Alunos de Araguaína vão à Palmas para conhecer serviço público
Dois grupos de alunos de escolas estaduais de Araguaína e de Pindorama visitaram Palmas nesta quarta-feira (09), para conhecer como funciona a Secretaria da Educação e o Palácio Araguaia.
Na Seduc, os jovens foram recebidos pela subsecretária Morgana Nunes Tavares Gomes e pela diretora de Desenvolvimento da Gestão Escolar, Valdete Pagani. Além de conhecer os prédios administrativos, os alunos irão conhecer pontos turísticos da capital.
De Araguaína foram estudantes selecionados pelo projeto “Jovem Parlamentar”, realizado pela Câmara Municipal da cidade e na capital, eles conheceram o funcionamento da Assembleia Legislativa.
O “Jovem Parlamentar” é uma iniciativa similar ao realizado pela Câmara dos Deputados. Em Araguaína, foram selecionados alunos que participaram de uma sessão especial na Câmara de Vereadores, sendo “legisladores” por um dia. Esses alunos apresentaram projetos de lei, simularam debates e votações.
A iniciativa foi da vereadora Silvinha Pires, que é educadora. Ela explicou que foram selecionados alunos de oito escolas e contou com a participação de 43 alunos. “A maioria dos alunos apresentaram propostas referentes aos setores da segurança pública, da educação, da saúde e do meio ambiente. Esta é uma forma de os jovens interagirem melhor com o poder legislativo”,frisou Silvinha.
A estudante Daniela Lopes, 15 anos, do Colégio Estadual Silvandira, explicou que seu projeto teve como foco as queimadas. “Percebemos que as pessoas queimam lixo em casa com várias desculpas, mas é um ato que provoca consequências negativas, como a fumaça. Elaboramos um projeto que conscientiza e multa”, contou Daniela.
Felipe da Silva Milhomem, 16 anos, aluno do 2º ano do ensino médio, da Escola Estadual Jorge Amado, disse que gostou de participar da iniciativa porque possibilitou conhecer melhor o legislativo municipal. “Apresentei um projeto denominado ‘jovem consciente’, enfatizando os diversos aspectos que o aluno deve refletir e conhecer, como a importância da educação e da família e fizemos uma crítica ao bullying”, esclareceu Felipe.
A subsecretária Morgana Gomes ressaltou que o referido projeto proporciona aos jovens oportunidades de refletir melhor sobre o papel da política. “Estamos aqui para dar um direcionamento, mas o pensamento e a autonomia são de vocês. Parabéns a todos pelo esforço e criatividade”, disse.
A educadora Silvian Carvalho de Sousa, orientadora educacional da Escola Estadual Silvandira, ressaltou que a iniciativa da Câmara de Araguaína foi importante. “Acompanhei os alunos desde as primeiras pesquisas e reflexões e tal projeto é importante para o crescimento intelectual dos jovens. Isso representa uma valorização dos alunos”, frisou Silvian.
Escola de Pindorama premia alunos leitores
Alunos que se destacaram pela leitura durante este ano letivo na Escola Estadual Manoel dos Santos Rosal foram os selecionados para visitar Palmas e dar um passeio pelo Parque Cesamar e pelo shopping.
Rosimeire Bezerra Fernandes, coordenadora de Cultura, explicou que os alunos leram uma média de 15 a 20 livros. “Eles gostam de ler, principalmente, os livros de Monteiro Lobato e Rute Rocha. Também incentivamos a ler e a literatura regional”, disse Rosimeire.
A estudante Milena Pinto Cruz, 13 anos, aluna da 7ª série do ensino fundamental, disse que estava muito feliz em participar do grupo. “Gosto muito de ler e fazer parte desse grupo. Faz com que eu me sinta valorizada”, contou.
(AF Notícias)