DestaqueEstadoFIETO

Alunos do SESI campeões nacionais de robótica visitam superintendência regional em Palmas

Após conquista da etapa nacional, alunos começam preparação para representar o País na França em 2023.

A caminho de casa trazendo para o Tocantins o troféu e medalhas de campeões nacionais da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) – Prática Nível 2 (Ensino Médio), os alunos e equipe da Escola SESI de Araguaína, Sérgio Gabriel, Regimar Negreiros e o professor Ulisses Parreira pararam em Palmas na manhã desta segunda-feira, 24/10, onde foram recebidos na sede da instituição pela superintendente Roseli Sarmento.

A etapa nacional da OBR 2022 foi realizada de 17 a 22/10 em São Bernardo do Campo (SP) reunindo competidores de escolas de todo o país em diferentes categorias. Os dois alunos campeões do SESI já foram campeões da OBR em 2018 com a equipe Tucuna ao disputarem o Nível 1 em João Pessoa/PB e continuaram competindo e aperfeiçoando.

A persistência que o peixe Tucunaré empreende ao caçar inspirou o nome da equipe do SESI Tucuna e foi muito útil para a conquista. “Eu tenho pra mim que ao fazer algo é preciso fazer bem feito. Nosso robô fechou quase todas as mesas [provas] e o segredo foi não desistir, aprimorar o que dava certo e trabalhar em cima dos desafios que surgiam”, explicou o agora bicampeão, Regimar Negreiros.

“O que a gente não previu, a gente achava soluções, sem desistir”, complementou o também campeão Sérgio Gabriel.

A superintendente do SESI Tocantins, Roseli Sarmento, recebeu o agradecimento do apoio da instituição pela equipe reforçando que o bom resultado é fruto de um trabalho coletivo. É uma troca e ganho em conjunto. O professor com essa garra e vontade de fazer, vocês com essa dedicação e toda equipe do SESI no apoio. Nós só temos que incentivar, dar condições para que melhorem e desenvolvam sempre e comemorar essa conquista”, disse Roseli.

A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma olimpíada científica que trabalha este tema para estimular os jovens às carreiras científico-tecnológicas, identificar jovens talentosos e promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro. A OBR possui duas modalidades: Prática e Teórica e os vencedores da Prática Nível 2 disputam a etapa internacional representando o País na França em julho de 2023.

 

Por Priscila Cavalcante

Serviço: Assessoria de Imprensa SESI (63) 3229-5775