Alunos do SENAI Palmas desenvolvem projeto sustentável
A iniciativa visa diminuir o impacto ambiental através da adoção de garrafas para uso pessoal
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Palmas, preocupado com a responsabilidade socioambiental, investe em ações sustentáveis. Na tarde desta terça, (13), alunos e docentes realizaram um workshop sobre sustentabilidade.
A partir de ações ocorridas em sala de aula, formandos do curso Técnico em Segurança do Trabalho elaboraram um projeto que engloba todo o SENAI. Em detrimento do uso diário de copos plásticos descartáveis na unidade, a proposta dos discentes consiste na adoção de uma “Squeeze” (garrafinhas utilizadas para colocar água).
O objetivo é reduzir o impacto ambiental ocasionado pelo copo plástico, cooperando para uma menor degradação do meio ambiente. A ideia é disseminar esta ação para as demais unidades do SENAI, incentivando-as a adotarem este comportamento.
Segundo a professora Eusafan Pereira de Sá, envolvida no projeto socioambiental, o objetivo principal é formar alunos responsáveis com o meio ambiente. “Estamos incentivando a mudança de hábitos e despertando nos alunos a responsabilidade sustentável.” disse a docente.
Segundo pesquisas realizada pelos alunos, o SENAI Palmas utiliza em média 2.200 copos por dia e o recolhimento dos mesmos é feito pela Prefeitura Municipal, sem destinar estes objetos à reciclagem do lixo. Depois de descartado, o copo plástico demora de 400 a 500 anos para se decompor no solo.
Para a aluna Aynatna Noleto, que já adotou esta causa, essa proposta é de suma importância. “Enquanto demoramos menos de 5 minutos para tomar um café, o copo plástico demora séculos para se decompor. Então usamos a duração do plástico como pretexto para sensibilizar os demais alunos quanto a importância da preservação do meio ambiente”, disse a aluna do curso técnico em ST.
(Rodrigo Vieira)
Serviço:
Portal: www.sistemafieto.com.br
Facebook: www.facebook.com/sistemafieto
Youtube: youtube.com.br/sistemafieto
Twitter: @sistemafieto
Contato: (63) 3228 – 8844.