Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Amastha disse ter orgulho do que já fez na política. “Parecia que estava tudo encaminhado […] Infelizmente, as coligações proporcionais não foram bem sucedidas. Com a saída do PC do B e do PTB, o projeto perdeu a essência”, disse.
A convenção que definiu a candidatura de Amastha foi realizada na noite deste domingo (5) em Palmas. No grupo estavam o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) e o Partido da República (PR), que lançaram Ataídes Oliveira e Vicentinho Alves ao senado, respectivamente. Os partidos também foram supreendidos e ainda não se posicionaram sobre a desistência.
O pré-candidato também pediu desculpas pela desistência. “Peço desculpas se machuquei alguém e me coloco a disposição para que meu nome seja substituído. Sem a volta deles [dos partidos], não tem a mínima chance de ser candidato”, disse.
Amastha também foi um dos candidatos nas eleições suplementares ao governo do Tocantins, convocada após a cassação de Marcelo Miranda (MDB). Ele ficou em terceiro lugar na preferência do eleitorado.