Ano Novo Chinês é celebrado em vários países da Ásia;
Nesta terça começa o ano do porco. Acredita-se que será um bom ano para as colheitas e para resolver projetos pendentes.
Mais de um bilhão de pessoas celebram nesta terça-feira (5) o Ano Novo Chinês, seguindo o calendário lunar. Essa é a festa mais importante do calendário asiático, com berço na China mas que também é comemorada em outros países da região.
Segundo a tradição, cada ano representa um bicho do horóscopo chinês. Nesta terça começa o ano do porco. Acredita-se que será um bom ano para as colheitas e para resolver projetos pendentes.
Ásia comemora ano novo lunar
A cada ano, nestas datas, milhões de pessoas viajam a diversas partes do continente asiático para se encontrar com suas famílias, o que causa um dos maiores movimentos de população do planeta em uma mesma época.
Na China, a empresa ferroviária esperava transportar 413 milhões de pessoas no período do Ano Novo lunar (8,3% a mais que em 2018), segundo a agência de notícias Xinhua.
Crianças brincam com mini porcos nesta terça-feira (5) em celebração do Ano Novo Chinês nas Filipinas — Foto: Bullit Marquez/AP Photo
Desfile comemora Ano Novo Chinês nesta terça-feira (5) em Manila, nas Filipinas — Foto: Bullit Marquez/AP Photo
Crianças dançam em apresentação para comemorar o Ano Novo Chinês em Hong Kong — Foto: Vincent Yu/AP Photo
Pernas de pau esperam para se apresentar nesta terça-feira (5) em comemorações ao Ano Novo Chinês em Beijing — Foto: Mark Schiefelbein/AP Photo
Desfile celebra o Ano Novo Chinês nesta terça-feira (5) em Bangcoc, na Tailândia — Foto: Soe Zeya Tun/Reuters