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Após 9 anos, surdo consegue auxílio financeiro com apoio da Central de Libras de Araguaína

Após 9 anos tentando a aprovação do BPC (Benefício de Prestação Continuada) por meio judicial, o surdo Antônio Edilson Teixeira, de 47 anos, teve apoio da CIL (Central de Interpretação de Libras) e da Secretaria da Assistência Social para conseguir gratuitamente o auxílio financeiro do Governo Federal. O araguainense mora com a mãe e mais um irmão, no Setor Maracanã.

A assinatura do contrato para a movimentação do benefício foi realizada no último dia 25 de março. Na ocasião, Antônio recebeu o cartão com os dados da conta, acompanhado de sua mãe, Benta Teixeira de Souza, de 79 anos. “O advogado me dizia que estava na mão do juiz e era só esperar a intimação. Foi quando fui fazer o cadastro para poder viajar de graça e receber o Auxílio Brasil, que descobri que eu poderia fazer tudo ali, de graça”.

A intérprete responsável pela Central de Libras, Kerem Vitória, ressalta que o BPC, conquistado pelo Antônio Edilson, é um direito voltado para pessoas que realmente estejam em situação de vulnerabilidade social, seja idoso ou deficiente acima de 65 anos. A renda mensal recebida por beneficiário é de um salário-mínimo.

“É muito honroso saber que por meio da nossa Central de Libras nós conseguimos ofertar apoio a nossa comunidade surda, nesse caso, especificamente, o Antônio.  É muito gratificante ver a alegria do Antônio e da sua mãe, que após 9 anos de espera conseguiram o tão sonhado benefício, e isso proporcionado pelo trabalho da Central de Libras”, contou a intérprete.

Atendimento aos surdos

A Central de Libras de Araguaína foi a primeira do Tocantins a ser implantada, em 2013. A central, além de valorizar as especialidades das pessoas com deficiência atendidas e garantir os direitos adquiridos em lei, ajuda com encaminhamentos de benefícios como Passe Livre Federal, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e faz acompanhamento nos exames de audiometria.

A Assistência Social ainda disponibiliza uma sala na secretaria com atendimentos e prestação de serviços virtuais, e um veículo para transportar o deficiente auditivo aos eventos em que for acompanhado pela intérprete. A unidade está localizada na Rua Humberto de Campos, 508, Bairro São João. O atendimento pode ser solicitado das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, no local ou pelo telefone 99221-8359 (whatsapp).

Como pedir o BPC?

O BPC é um dos benefícios que podem ser solicitados após a inclusão gratuita no CadÚnico (Cadastro Único). Os moradores podem buscar mais informações na Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Habitação. Os telefones de contato do CadÚnico são 0800 643 7021, 3414 5691 e 99973 9799.

Central de Libras de Araguaína foi a primeira implantada no Tocantins

Fonte: AF Noticias