Após falhas em máquina, pacientes do Tocantins com câncer são levados para GO
Os pacientes com câncer que estavam sem tratamento por causa de problemas na máquina de radioterapia em Araguaína, foram encaminhados para Goiânia, nesta quinta-feira (18). A transferência acontece após meses de angústia. A máquina era a única do estado e durante todo o ano apresentou falhas. O tratamento dos pacientes foi prejudicado e o Estado chegou a ser notificado pela justiça para consertar o equipamento e regularizar os atendimentos médicos para as pessoas com câncer.
No total, 26 pacientes da Casa de Apoio Glória Maria, em Araguaína, viajaram para fazer o tratamento em Goiás. Destes, 14 foram nesta quinta-feira. “Como é grande esta ansiedade. A gente já está no ponto para começar o tratamento”, disse a paciente Maru Quirino das Neves.
Outra que está ansiosa para o retorno do tratamento é Cirley Martins Moraes. Ela é portadora de um câncer no colo do útero. Por causa da viagem, ela deve passar o Natal longe da família, mas não reclama. Afinal, o único desejo agora é concluir as sessões de radioterapia. “Com fé em Deus a gente vai vencer esta batalha”, disse esperançosa.
Os pacientes vão fazer o tratamento no Centro Brasileiro de Radioterapia, Oncologia e Mastologia de Goiás (CEBROM). Esta é a segunda turma que é encaminhada para Goiânia. Nesta quarta-feira (17), mais 12 pacientes e os acompanhantes deles seguiram para fazer o tratamento em Goiás.
(Foto: Carlos Moreira/TV Anhanguera)