DestaqueEstado

Após intensas negociações, sindicato dos hospitais e Seet fecham acordo em convenção coletiva

O presidente do o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Tocantins (Sindesto), Thiago Antônio de Sousa Figueiredo, e o presidente do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem do Tocantins (Seet), João Batista Alves, celebraram a Convenção Coletiva que visa regulamentar as atividades dos técnicos e auxiliares de enfermagem, garantindo segurança e melhores condições de trabalho no estado do Tocantins.

Uma das principais conquistas desse acordo é a implementação do piso nacional da enfermagem, conforme estipulado pela Lei 14.434/2022. O processo será feito em três etapas, com a primeira fase começando em 1º de janeiro de 2024.

Os valores referenciais para remuneração global, para uma jornada de 220 horas mensais, foram definidos para técnicos e auxiliares de enfermagem. Outra conquista foi o estabelecimento de jornada de trabalho, sendo possível a jornada 12×36 com 15 plantões chegando até 180h/mês de trabalho.

O presidente do SEET, João Batista Alves, destacou a importância do acordo firmado. “Depois da reforma trabalhista, nós ficamos sem esse documento, que é uma base, um instrumento que vai regulamentar todas as atividades dos profissionais de enfermagem, auxiliares e técnicos no estado do Tocantins. Agora temos uma base para trabalhar com mais segurança e condições de trabalho para os profissionais”, disse.

O presidente do Sindesto, Thiago Antônio de Sousa Figueiredo, também ressaltou a relevância do acordo para a categoria e expressou a satisfação em garantir melhores condições aos profissionais e aos Estabelecimentos de saúde no estado. “Este acordo representa um marco significativo. Estamos comprometidos em proporcionar condições dignas de trabalho e remuneração conforme a nova lei, reconhecendo a importância vital desses profissionais e dos estabelecimentos privados de saúde para o sistema de saúde em nosso estado”, afirmou.

Audiência de conciliação com o Sindicato da Enfermagem

Nesta sexta-feira, 26 de janeiro, também ocorreu uma nova audiência entre o Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado do Tocantins (Sindesto) e o Sindicato dos Enfermeiros (SETO) para discutir o pagamento do novo piso de enfermagem. Mais uma vez, não foi possível chegar a um acordo, apesar do SINDESTO chegar no valor de remuneração conforme estabelecido na nova lei, o SETO reivindica também diminuição de carga horária.

A proposta enviada pelo Sindesto sugeria o pagamento do novo piso parcelado em três etapas, mediante a concessão de um “abono de caráter indenizatório”. A primeira etapa começaria em janeiro de 2024, a segunda etapa ocorreria a partir de junho de 2024, com pagamento no mês seguinte e a terceira etapa seria em novembro de 2024, também para a mesma carga horária.

Fonte: AF Noticias