Estado

Após pedido de ajuda na internet, menino recupera dinheiro que juntou vendendo geladinho para comprar skate

Empreendedorismo é algo que está no sangue da família da esteticista Neurislene Neves de Oliveira. Foi empreendendo que o filho dela, José de Oliveira Noleto, de apenas 9 anos, começou a vender geladinho e conseguiu guardar dinheiro para comprar um skate. Só que essa história sofreu uma reviravolta e quase teve um final triste após o menino perder a carteira com tudo que havia conquistado. Foi aí que entrou outro ingrediente que é forte na família, a fé: a mãe resolveu fazer uma postagem nas redes sociais e conseguiu recuperar o valor perdido.

A esteticista, moradora de Palmas, conta em outra fase da vida também precisou “se virar” para sustentar os filhos e foi empreendendo que ela conseguiu dar uma guinada na própria história. Hoje é dona do próprio negócio e busca ensinar os mesmos valores para os filhos: José de Oliveira Noleto e Maria Neves de Oliveira, de 12 anos.

O desejo do José pelo skate começou há alguns meses quando ele conheceu uma colega no condomínio onde vive com a família. A menina tem um skate e ele logo ficou apaixonado pelo brinquedo. O primeiro passo foi pedir para a mãe, mas a esteticista conta que viu uma oportunidade de ensinar o menino o valor do trabalho e juntos procuraram uma forma dele conseguir o próprio dinheiro.

“Perguntou se podia vender geladinho. Pediu para ir vender na rua, mas eu disse que não podia por causa da pandemia e por ser perigoso. Aí eu sugeri que ele poderia vender aqui mesmo no condomínio. No começo eu não estava nem acreditando muito, mas ele ficou lá na sacada, pegou uma luva, álcool em gel e todo mundo que passava ele começou a oferecer e o povo começou a comprar”, conta a mãe.

José recuperou a carteira e ainda ganhou ingressos para o cinema — Foto: Arquivo Pessoal

José recuperou a carteira e ainda ganhou ingressos para o cinema — Foto: Arquivo Pessoal

O negócio começou a prosperar e a irmã mais velha também se interessou. “Ela começou se envolver com as vendas e pediu para fazer bolo de pote. Então eles combinaram que primeiro iriam juntar dinheiro para comprar o skate dele e depois para trocar a bicicleta dela, que já está ficando pequena.”

Em dois meses as crianças conseguiram juntar mais de R$ 300. “Já ensinei que nem tudo que vende é lucro. Primeiro tem que repor o material e o que sobrar eles iriam dividir”. Os filhos ainda decidiram tirar uma parte do lucro para presentear a mãe e no fim restaram R$ 203, quase o valor necessário para o skate.

Na última terça-feira (13) a família decidiu ir a um shopping na região norte do Palmas para passar um tempo de lazer e pesquisar o preço do brinquedo.

“Cheguei do trabalho estavam prontos e nós fomos. Ele foi com a carteira no bolso. Quando terminou a sessão de cinema nós fomos à loja, mas não dava para comprar ainda porque tem que ter o kit de proteção também. Então resolvemos ver em outros locais, mas quando chegamos em casa e ele bateu a mão no bolso: cadê a carteira.”

 

A mãe conta que logo se sentiu culpada. “Ele chorou, chorou até que dormiu. Quando ele foi dormir eu que comecei a chorar me sentindo culpada de não ter guardado na minha bolsa”. Foi aí que a Neurislene pensou em fazer a publicação na esperança de que alguém poderia ter encontrado a carteira.

José e a irmã Maria vendendo geladinho em condomínio — Foto: Arquivo Pessoal

José e a irmã Maria vendendo geladinho em condomínio — Foto: Arquivo Pessoal

“No meu coração eu pensava que Deus vai abençoar para quem achar saber para quem devolver. No outro dia vi muitos compartilhamentos, muitas pessoas mandando mensagem e querendo ajudar a comprar o skate, pedindo o número do Pix, querendo fazer vaquinha. Só que a intenção não era fazer uma vaquinha, minha intenção era achar o dinheiro dele, a carteira dele. Era o dinheiro deles que eles tinham trabalhado para ganhar, era uma questão de fé, de honestidade e de acreditar que tem pessoas boas no mundo. Era isso que pulsava no meu coração”, lembrou.

 

Nesta quarta-feira (14) quando ela se preparava para ir ao shopping recebeu a ligação de uma funcionária do estabelecimento informando que a carteira tinha sido encontrada dentro do cinema. “Encontrou do mesmo jeito. Ele ficou muito feliz, muito agradecido e ainda ganhou dois ingressos e ficou mais feliz ainda”.

Mãe fez publicação nas redes sociais para recuperar a carteira — Foto: Reprodução

Mãe fez publicação nas redes sociais para recuperar a carteira — Foto: Reprodução

O final feliz foi compartilhado nas redes sociais e as supressas continuaram. “A funcionária de uma loja lá no shopping entrou em contato para presentear o José com um Skate e com um kit de segurança. Disseram que é um presente pela dedicação e pelo espírito empreendedor dele”.

Só que não foi só o José que ficou feliz. Agora que ele ganhou o que tanto sonhava o dinheiro recuperado vai ser investido para comprar a bicicleta nova da irmã dele, Maria Neves, que estava na fila de espera. Segundo a mãe, os filhos já disseram que vão continuar empreendendo.

“Eu estou muito feliz e quero agradecer a pessoa que achou a minha carteira, as pessoas que compartilharam a postagem da minha mãe e a loja que presenteou com o skate”, finalizou José de Oliveira Noleto.

 

Menino ganhou skate e mãe agradeceu nas redes sociais — Foto: Reprodução

Menino ganhou skate e mãe agradeceu nas redes sociais — Foto: Reprodução

Fonte: G1 Tocantins