Após seis meses, Governo consegue colocar em prática solução paliativa para aumentar número de leitos no HRA
Seis meses após o anúncio feito pela Secretária de Saúde, Vanda Paiva, o Hospital Regional de Araguaína (HRA) informou nesta quinta-feira (16) que vai transferir a parte administrativa da unidade para a residência que foi alugada para abrigar os setores e, consequentemente, ampliar o número de leitos.
A medida paliativa, e a solução mais rápida para conter a superlotação da unidade, demorou seis meses para sair do papel. A proposta tinha sido apresentada pela secretária Vanda Paiva durante uma audiência pública que aconteceu em agosto de 2013 na sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Araguaína.
De acordo com o HRA, agora está faltando apenas a instalação da parte telefônica, dos computadores e dos ar-condicionados. Foi feita a adequação na parte elétrica, com a instalação de mais pontos de energia para a disposição dos computadores, além de adequar as tomadas para receber os equipamentos de informática. Também foi feita uma nova pintura no local.
Ainda conforme o Hospital Regional, a previsão é de que a casa esteja toda pronta no início de fevereiro e a mudança comece logo em seguida, gradativamente. A residência fica em frente a entrada do Pronto Socorro do HRPA, na Avenida Tocantins.
Administrativo
Serão 15 setores da parte administrativa que deverão ser instalados na residência: Faturamento, Controle e Avaliação, Departamento Jurídico, Departamento Financeiro, Diretoria Geral, Diretoria Administrativa, Diretoria Técnica, Núcleo de Educação Permanente (NEP), Central de Comissões, Assessoria de Imprensa, Pastoral da Saúde, Recursos Humanos, Arquivo, Registro Hospitalar de Câncer e Estatística.
Em novembro, a secretária estadual de Saúde, Vanda Paiva, assinou o contrato de aluguel do imóvel com o proprietário do local. Com a mudança de toda a parte administrativa, serão criados novos leitos, que vão ajudar a desafogar os corredores do hospital, até que o Hospital Geral de Araguaína fique pronto.
A previsão é que, com a mudança da parte administrativa, seja criados 60 novos leitos de internação no Hospital Regional de Araguaína (HRA). É a solução paliativa para conter a superlotação na unidade enquanto é construído o novo Hospital Geral de Araguaína (HGA), cujas obras ainda não começaram.
(AF Notícias)