Apple apresenta novo iOS e anuncia reformulação de loja de aplicativos
A Apple apresentou nesta segunda-feira (2) o sistema operacional móvel iOS 8 durante o WWDC 2014, evento de desenvolvedores da Apple realizado em San Francisco (Califórnia). A plataforma usada em iPhones e iPads mantém muito de sua versão anterior e traz principalmente ajustes, mas não novidades. A maior delas é uma espécie de “central de saúde” para o usuário, chamada Health. Confira, minuto a minuto, como foi a apresentação da empresa norte-americana.
A nova versão do sistema operacional vai ser disponibilizada gratuitamente entre setembro e novembro desse ano – a companhia não especificou a data. Segundo a Apple, os aparelhos compatíveis com o iOS 8 são: iPhone 4S, iPhone 5, iPhone 5c, iPhone 5s, iPod touch (5ª geração), iPad 2, iPad com tela Retina, iPad Air, iPad mini e iPad mini com tela Retina.
O foco da apresentação foi o conceito de continuidade, possibilitado pela integração entre diferentes máquinas da Apple. A ideia é que o usuário do Mac consiga ver na tela do iPhone (em um sistema de espelhamento) o conteúdo exibido no computador – e vice-versa. “É algo que só a Apple pode fazer”, disse o diretor-executivo Tim Cook ao final da apresentação.
O aplicativo Health, basicamente, coleta informações de alimentação, batimento cardíaco, atividade física de outros sistemas que medem o desempenho dos usuários e cria gráficos interativos. Caso o usuário use algum gadget ligado a um programa que mede a qualidade do sono, a informação também será mostrada na nova solução da Apple.
Por enquanto, a companhia só cita os aplicativos Nike+ e o Mayo Clinic como integrados ao Health. Com o lançamento do HealthKit, uma ferramenta para desenvolvedores que permite integrar dados de gadgets à “central de saúde”, a Apple espera que outras companhias transmitam dados para o Health.
Ter uma central de saúde no smartphone não é exatamente uma novidade. A Samsung tem uma aplicação chamada S Health, que reúne informações de saúde do dono do celular inteligente. As informações podem ser contabilizadas pelo app (como a contagem de passos), manualmente ou via sincronização de gadgets monitores de pressão com o telefone.
(MSN)