AraguaínaDestaque

Araguaína conclui 1ª bacia de detenção no trajeto da Via Norte para evitar alagamentos

A Prefeitura de Araguaína concluiu a primeira bacia de detenção e a instalação da primeira etapa da instalação de aduelas para a canalização dos córregos Neblina e Canindé nesta semana.

A estrutura está localizada no trajeto da Via Norte e faz parte do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, considerada a maior obra de engenharia urbana do Tocantins.

“Além de preservar as nascentes e córregos que cortam a cidade, a bacia irá evitar assoreamentos, alagamentos, entre outros problemas causados pelas chuvas”, explicou o gerente de supervisão e acompanhamento de obras do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína, Cid Forghieri.

O reservatório controla o escoamento da água das chuvas com um armazenamento temporário, liberando lentamente a água acumulada e garantindo que o sistema de macrodrenagem funcione com eficiência. Além disso o local também ganhará pista de caminhada e gramado em volta para que a população possa utilizar o espaço como opção de esporte e lazer.

De acordo com o projeto, serão construídas ao todo seis bacias de detenção para receber a água das chuvas que serão fechadas durante o período de estiagem para garantir a preservação dos córregos. Essas bacias compõem o sistema de drenagem dos córregos Neblina e Canindé, entre outros. Também serão implantados os parques Nascentes do Neblina, Raizal e São Miguel, além de outras obras de infraestrutura que já estão em execução em vários setores, como Morada do Sol 3, Ana Maria, Jardim Vitória e Tocantins.

Neste primeiro trecho que liga as avenidas Cônego João Lima e Castelo Branco, também já está sendo executada a canalização de 1.600 metros do córrego Neblina, que, após a conclusão, receberá a pavimentação asfáltica. A previsão é de que esta etapa da obra seja concluída no primeiro semestre de 2021.

O reservatório controla o escoamento da água das chuvas

Projeto Águas de Araguaína

As obras do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína foram iniciadas em julho de 2020, com a implantação do primeiro trecho da avenida, que ficará entre a avenida Cônego João Lima, no Centro, e o Parque Cimba, beneficiando diretamente os bairros Neblina, Jardim Goiás, Brasil e Cimba.

Após a Avenida Castelo Branco, a 2ª etapa fará a interligação com a Rua Dois de Julho e Avenida Amazonas, no Setor Araguaína Sul, tendo aproximadamente 2,6 km, seguindo por mais 5,2 km até a Avenida Palmas, no Setor Costa Esmeralda.

Somando os dois trechos, a via terá 9 quilômetros de extensão, que cruzará diretamente 14 bairros para desafogar o trânsito entre o Centro e os bairros, conectando o final da Avenida Marginal Neblina até a BR-153.

(Felipe Maranhão/prefeitura)

Bacia também ganhará pista de caminhada e gramado

As obras do Projeto de Saneamento Integrado Águas de Araguaína foram iniciadas em julho de 2020

Fonte: AF Noticias