AraguaínaDestaqueEstado

Araguaína tem apenas 1 leito de UTI disponível; três maiores hospitais estão 100% lotados

Araguaína atingiu, nesta sexta-feira, 28 de agosto, o nível mais crítico em relação à taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes adultos com quadro grave de Covid-19.

Os 17 leitos de UTI disponíveis no Hospital Regional da cidade (HRA), os 10 leitos do Hospital Municipal de Campanha (HMC) e também os 10 do Dom Orione (HDO) estão completamente lotados, ou seja, com 100% de ocupação, conforme dados do portal Integra Saúde.

O único leito de UTI adulto ainda disponível na cidade está no Instituto Sinai, onde há cinco ocupados, dos seis que estão sendo ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No Hospital Municipal de Araguaína (HMA) há três leitos de UTI vazios, mas são exclusivos para pacientes pediátricos.

A situação é tão grave no Hospital Dom Orione que a direção geral encaminhou um comunicado urgente às autoridades informando sobre a superlotação da unidade para pacientes graves ou críticos acometidos pelo novo coronavírus.

Além da UTI, conforme o documento, também estão superlotados todos os leitos das salas Vermelha e Amarela, ambas para atendimento de pacientes de Covid-19.

Nesta sexta-feira (28), o prefeito Ronaldo Dimas foi recebido pelo governador Mauro Carlesse, no Palácio Araguaia, e pediu apoio financeiro do Estado no valor de R$ 6 milhões para conclusão do novo Hospital Municipal de Campanha, em construção no setor Jardim das Flores. A previsão é que a primeira etapa seja entregue nos próximos 20 dias, garantido mais 60 leitos, sendo 40 clínicos e 20 de UTI.

Araguaína já registrou 11.651 casos e 144 mortes causadas pela Covid-19. No Tocantins são 48.580 casos no total. 17.775 pacientes estão ainda em isolamento domiciliar ou hospitalar e 649 pacientes foram a óbito.

Conforme o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira, 334 pessoas estão hospitalizadas, sendo 147 em leitos de UTI na rede pública e privada.

Fonte: AF Noticias