AraguaínaDestaque

Araguaína terá mutirões aos sábados para atualizar Bolsa Família e evitar suspensão automática

A Secretaria da Saúde de Araguaína realizará mutirões de acompanhamento médico para os moradores que recebem o benefício do Programa Bolsa Família. Os atendimentos serão realizados nos sábados dias 25 de novembro e 2, 9 e 16 de dezembro em nove Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8 às 17h30.

“Estamos realizando os mutirões nas unidades onde ainda há beneficiários que não fizeram o acompanhamento. O intuito é facilitar para as famílias que não têm disponibilidade de ir às UBS no meio de semana. É muito importante que todos fiquem atento à programação e os prazos, pois atualmente a suspensão é feita de forma automática quando o beneficiário não faz o acompanhamento”, explica a coordenadora do programa Bolsa Família na cidade, Divina Pimenta.

Acompanhamento obrigatório

Em Araguaína, mais de 21 mil pessoas são atendidas pelo Bolsa Família e, para manutenção do benefício, é necessário o acompanhamento médico nas UBS a cada seis meses. A primeira etapa foi realizada do dia 1º de janeiro a 30 de junho e esta segunda vigência teve início no dia 1º de julho, seguindo até 31 de dezembro.

Durante o atendimento feito na UBS, os profissionais verificam o calendário vacinal e o estado nutricional, peso e altura de crianças de até sete anos, além da realização do pré-natal para as gestantes de qualquer idade. Mulheres entre 14 e 44 anos também devem ser acompanhadas pelas equipes.

O que levar para a UBS?

A exigência estimula as famílias a acessarem as políticas públicas de assistência social, além de contribuir para a identificação das vulnerabilidades sociais. Para realizar o acompanhamento, é necessário apresentar o cartão do Bolsa Família, cartão de vacinação das crianças e, no caso das mulheres grávidas, o cartão da gestante que deve ser entregue.

Atenção, gestantes!

Em casos de gestação até o nono mês, além do Bolsa Família, a mulher pode ser incluída no Benefício Variável da Gestante (BVG). E imediatamente após o nascimento do bebê, a mãe deverá ir à Secretaria da Assistência Social do Município para inserir a criança no cadastro, garantindo as seis parcelas do Benefício Variável da Nutriz (BVN) para bebês de até seis meses de vida.

Cronograma Mutirão Bolsa Família

Dia 25/11 (sábado), 8 às 17h30
UBS Araguaína Sul
UBS do Setor Costa Esmeralda (Dr. Dantas)
UBS do Setor Nova Araguaína
UBS do Setor Cimba (Manoel Maria)

Dia 02/12 (sábado), 8 às 17h30
UBS Lago Azul
UBS do Setor Barros (Maria dos Reis)

Dia 09/12 (sábado), 8 às 17h30
UBS do Setor Tereza Hilário Ribeiro (Dr. Cesar Delgado)

Dia 16/12 (sábado), 8 às 17h30
UBS da Vila Azul (Dra. Maria Esmeralda Medrado)
UBS do Setor Alto Bonito (José Resende)

 

Fonte: AF Noticias