AraguaínaDestaque

Araguaína teve 16 mil notificações de violência no trânsito; 457 mortes no Estado só em 2020

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) divulgou os dados relativos às notificações de violência de acidentes de trânsito no Tocantins. O levantamento visa reforçar a conscientização dos condutores durante a Semana Nacional de Trânsito 2022, que iniciou no último dia 18 e segue até domingo, dia 25.

O tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deste ano é “Juntos Salvamos Vidas” e tem o objetivo de promover a reflexão sobre a importância de medidas de segurança no trânsito e conscientizar a população sobre a responsabilidade de todos, do pedestre ao motorista, para promover a segurança viária do país.

De acordo os dados da Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis (GPSANT), em 2020, no Tocantins foram registrados 457 óbitos por acidente de trânsito, sendo registrados 3.984 notificações de violência de acidentes de trânsito.

Ainda segundo os dados, a região Médio Norte Araguaia vem se destacando em todos os anos com o aumento das notificações, com destaque para o município de Araguaína que teve 16.052 notificações de 2017 a 2021.

Outro dado importante levantado é a faixa etária com maior predominância de acidentes de trânsito, destacando-se a faixa etária de 20 a 29 anos e tendo como principal tipo de vítima mais envolvida nos óbitos por acidente de trânsito os motociclistas.

VÍTIMAS DO TRÂNSITO

A paciente Alaídes Lopes, vitima de um acidente de trânsito na capital em agosto, deixa como recado o cuidado no trânsito. Ela está há 43 dias no Hospital Geral de Palmas (HGP) para o tratamento do pé que teve uma fratura exposta, quando conduzia sua moto de volta para casa.

Quero deixar um recado principalmente para os motociclistas que tenham mais cuidado e atenção no trânsito, pois é muito perigoso, apesar de estar nessa situação ainda tive sorte porque muitos perdem a vida”, desabafou a paciente, acrescentando que “fiz cirurgia imediatamente que cheguei aqui, mas o tratamento exige mais tempo no hospital”.

De acordo com a gerente de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis, Simone Matias Gondim Silva, acidente de trânsito é uma situação de saúde pública e para promover ações que efetivamente sejam eficazes na diminuição deste agravo é preciso do envolvimento de todos os órgãos, desde a fiscalização até a assistência à população.

Por isso a Secretaria de Estado da Saúde tem trabalhado junto à Secretaria de Educação, Secretaria de Segurança Pública e municípios para que possamos diminuir o número de acidentes no estado, já que somos o segundo com maior número de acidentes no país”, destacou a Simone.

OUTROS DADOS

Segundo a Folha Informativa da Organização Pan-Americana de Saúde (2019), cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem a cada ano no mundo em decorrência de acidentes no trânsito.

Dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), apontam que o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo (OMS, 2022).

Alaídes Lopes está há 43 dias em tratamento no HGP, após acidente de trânsito.

Fonte: AF Noticias