Estado

Araguaína vai sediar etapa regional da Conferência ‘Tocantins 23 rumo à Rio +20’

Divulgação

Rio+20” realizada em Gurupi, o Governo do Tocantins por meio da Semades – Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Unitins e Sebrae, convida a região norte para esse encontro.

O evento que irá reunir membros das sociedades civis organizada, comunidade acadêmica, setor empresarial, comunidades tradicionais, produtores rurais e gestores dessa região do Estado, acontecerá no próximo dia 18 de abril, na Faculdade Católica Dom Orione, a partir das 14h, em Araguaína. Na oportunidade serão avaliados os 23 anos de desenvolvimento do Tocantins, onde serão ouvidas propostas, sugestões e alternativas para o desenvolvimento sustentável do Estado nos próximos anos.

Nessa etapa da Conferência a equipe buscará a contribuição da região norte na produção da segunda parte da Carta Tocantins. Após a realização dos encontros, nas três regiões do Estado, esse documento será consolidado e reunirá propostas para o desenvolvimento sustentável do Tocantins sob três eixos – desenvolvimento social, desenvolvimento econômico e desenvolvimento ambiental – e será entregue para a ONU – Organização das Nações Unidas, na conferência Rio+20.

Ainda durante a conferência em Araguaína, serão escolhidos representantes e suplentes dos grupos majoritários local, que acompanharão o Governo do Estado na defesa das propostas do Tocantins no Encontro de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Brasileira, que acontecerá em Manaus, nos dias 30 e 31 de maio e 1° de junho.

O encerramento da Conferência Tocantins 23 será realizado na Capital e pretende reunir representantes da região central, no dia 25 de abril, também no IFTO – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnológica do Tocantins.

A ficha de inscrição está disponível no site da Semades, no link e também poderão ser realizadas no local, no dia de cada Conferência. Informações na Diretoria de Ativos Ambientais e Florestais da Semades, por meio do telefone 3218 1049.

Carta do Tocantins e Conferência Rio + 20

A Carta do Tocantins será produzida com a participação do Governo do Estado e de representantes da sociedade civil na “Conferência Tocantins 23 Rumo à Rio+20”, tendo como base as demandas levantadas na Agenda Tocantins.

A realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, também denominada Rio + 20, acontecerá em junho próximo e é considerado um dos marcos fundamental nas discussões mundiais para avaliação e levantamento de proposições para o enfrentamento dos problemas ambientais, sociais e econômicos. (Cleide Veloso )