DestaquePalmas

Arraiá da Capital: veja guia para aproveitar shows e apresentações das quadrilhas

Os apaixonados pelas festas de São João estão em contagem regressiva para a 30º Arraiá da Capital, que começa nesta quarta-feira (22) e vai até a próxima segunda (27), no estacionamento do estádio Nilton Santos. O evento vai ser em formato presencial depois de dois anos com apresentações online devido a Covid-19. g1 vai transmitir o evento ao vivo.

Para que você aproveite cada momento da festa deste ano, o g1 fez um guia com as principais informações sobre os horários de shows, concursos das quadrilhas, linhas de ônibus e spoilers sobre os temas das apresentações. Confira:

Retorno do público

 

Para quem estava com saudade de sentir a energia das apresentações das quadrilhas, esse é o momento perfeito. Está chegando a hora de ver as saias rodarem, as histórias, coreografias criativas e gritos da plateia. Este ano 14 equipes irão participar dos concursos, sendo nove do grupo especial e cinco do grupo de acesso.

No primeiro dia será feito um concurso para definir as três melhores rainhas desta edição, com direito a premiação de R$ 5 mil e um troféu para a primeira colocada. Na quinta (23) você poderá conferir as quadrilhas Fogo na Cumbuca e Explosão Amor Caipira.

Já na sexta (24) se apresentam as juninas Já Vim Já Vou, Nação Junina e São João das Palma.

Fatyslene foi eleita a rainha do 29º Arraiá da Capital — Foto: Luciana Pires/TV Anhanguera

Fatyslene foi eleita a rainha do 29º Arraiá da Capital — Foto: Luciana Pires/TV Anhanguera

No sábado (25) começam as apresentações do grupo especial. As primeiras a entrarem na arena serão Estrela do Sertão, Encanto Luar, Matutos da Noite, Arrasta Pé do Liberdade e Coronéis da Sucupira.

No domingo (26), a competição encerra com as equipes do Pula Fogueira, Fulô de Mandacarú, Cafundó do Brejo e Pizada da Butina.

Horário das apresentações

  • Concurso das Rainhas: quarta-feira (22), a partir das 20h;
  • São João vem de berço e Grupo de Acesso: nos dias 23 e 24, a partir das 20h;
  • Grupo Especial: nos dias 25 e 26, a partir das 20h.

 

Spoiler dos temas

 

O tema rege toda apresentação como as atuações, coreografias, música e figurino. O g1 conversou com as nove quadrilhas que fazem parte do grupo especial e fez uma série de reportagens contando um pouco sobre a expectativa na volta das apresentações presenciais, além das histórias que serão encenadas.

A primeira a se apresentar será a Estrela do Sertão que vai dar destaques à assuntos ligados a pandemia como tempo, dinheiro e criação. Em seguida a quadrilha Encanto Luar vai abordar a vida do povo cigano Romani.

A Matutos da Noite vai levar às pistas histórias sobre ambições, ego e vaidade. Já a Arrasta Pé do Liberdade deve focar na saudade do São João com o tema ‘Não há tristeza que possa suportar tanta alegria. Que venha o São João!’.

Maquiagem temática da Coronéis da Sucupira  — Foto: Erdilez Paiva/ Divulgação

Maquiagem temática da Coronéis da Sucupira — Foto: Erdilez Paiva/ Divulgação

Para quem é fã das animações da Pixar é bom ficar de olho na Coronéis da Sucupira, que fará uma adaptação livre do filme ‘Viva – A Vida é uma festa’. A Pula Fogueira vai contar a tradicional história do amor caipira de São João, enquanto a Fulô de Mandacarú vai falar sobre a volta da festa para o tocantinense.

A Cafundó do Brejo deve mostrar a celebração da vida por meio do forró e a Pizada da Butina o amor ao cuscuz.

A junina vencedora do grupo especial vai levar um prêmio de R$ 30 mil. Também serão premiadas as cinco melhores do grupo de acesso e os primeiros colocados em grupo comunidade, melhor animador/marcador, melhor casal de noivos e melhor casal de reis.

Vai ter ‘rala bucho’

 

Falamansa será uma das atração do Arraiá da Capital — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Falamansa será uma das atração do Arraiá da Capital — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

A programação do Arraiá vai contar com shows de cantores nacionais e regionais. As apresentações serão divididas entre o palco principal e o espaço Coreto do Forró. No repertório terá desde Falamansa, para dançar agarradinho, à Companhia do Calypso para dar aquela agitada. Confira os horários:

22/06

  • 19h– Cardosinho do Acordeon (Coreto do Forró)
  • 20h30 – Gian Marques (Coreto do Forró)
  • 22h – Renata Alves (Coreto do Forró)
  • 23h – Falamansa (Palco Principal)

 

23/06

  • 19h – Zé Paulo do Acordeon (Coreto do Forró)
  • 20h – Paraiba dos 8 baixos (Coreto do Forró)
  • 21h – Viny Damaré (Coreto do Forró)
  • 22h – Dorivã (Palco Principal)
  • 0h00 – Theo Santana (Palco Principal)

 

24/06

  • 19h – VL do Acordeon (Coreto do Forró)
  • 20h – Nova Geração (Coreto do Forró)
  • 21h – Mateus Massoli (Coreto do Forró)
  • 22h – Núbia Dourado com participação especial Karolline do Cerrado e Polly Alves (Palco Principal)

 

25/06

  • 22h – Trio Bakana (Palco Principal)
  • 0h00 – Cleyton Farias e Forró da Espora (Palco Principal)

 

26/06

  • 22h – Companhia do Calypso (Palco Principal)

 

Comilança tá liberada

 

O Arraiá da Capital também terá um circuito gastronômico cheio de comidas típicas. Na semana passada a Fundação Cultural sorteou os ambulantes que vão fornecer os alimentos dentro do circuito. Os visitantes podem esperar muitos muitos pratos típicos, como tapioca, paçoca tortas e muito mias.

Os ambulantes serão divididos na praça de alimentação, arquibancada e food trucks.

Fonte: G1 Tocantins