Arroz irrigado é tema de Dia de Campo em Lagoa da Confusão
Produtores, extensionistas, pesquisadores, técnicos e estudantes, entre outros interessados do setor orizícola terão a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre arroz irrigado adaptado às características do Tocantins. A Embrapa Pesca e Aquicultura, a Embrapa Arroz e Feijão e a Embrapa Transferência de Tecnologia promoverão neste sábado, 17, na Fazenda Dois Rios, no município de Lagoa da Confusão, um Dia de Campo sobre a cultivar de arroz BRS Tropical.
A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, através do secretário Jaime Café e equipe técnica, participará do encontro que terá início às 8h com apresentação dos ensaios de valor de cultivo e uso (VCU) e lavouras experimentais da cultivar. Também serão mostrados experimentos com adubação e de densidade de cultivo, além de degustação e testes de qualidade do grão. O dia de campo terminará com um encontro de negócios com informações sobre obtenção das sementes.
De acordo com informações da assessoria da Embrapa, a BRS Tropical é um arroz irrigado por inundação que apresenta alta capacidade produtiva, resistência ao acamamento e grãos de classe longo-fino com ótimas qualidades, industrial e culinária, e recomendação para cultivo no sistema de irrigação por inundação nas várzeas tropicas. A cultivar ainda é resistente à brusone, uma das principais doenças que atingem os arrozais.
Ainda segundo informações da Embrapa, a produtividade média obtida é de seis mil toneladas por hectare. A planta tem altura média de 110 cm e seu ciclo é de cerca de 140 dias. A cultivar obteve sucesso nas regiões de Goiás, Pará, Roraima, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rio de Janeiro e Região Nordeste do Brasil. (Com informações da Assessoria da Embrapa)
(Lenna Borges – SECOM)