Artista visual faz performance e fica totalmente nua no meio do São Paulo Fashion Week
A artista visual Helena Marc surpreendeu alguns visitantes do SPFW ao ficar completamente nua no meio dos corredores do evento nesta quinta-feira (28). Dissemos “alguns” visitantes pois, apesar da cena inusitada, pouquíssima gente notou a ação de Helena em meio à correria dos desfiles.
“Pensando em nudez, eu acho que é inevitável pensar na roupa e também na construção da identidade a partir de como a gente se veste. A proposta dessa performance é trazer para o ambiente público com grande circulação de pessoas uma ação que, geralmente, é íntima; a gente faz na nossa casa, mas que é como a gente se monta e se constrói para a sociedade”, explica a artista.
O manifesto de Helena também tem a ver com a aceitação do próprio corpo e a celebração da beleza “real”: “Está havendo um movimento pró-nudez, principalmente na fotografia, de beleza real, de mostrar o corpo como realmente é. O corpo é um tabu para as pessoas, o corpo nu que a gente está acostumado a ver é o da mídia, o corpo perfeito. Acho que precisa ter esse movimento de aceitar o próprio invólucro. A proposta é dissociar a nudez da sensualidade: nem sempre o nu é erótico, nem sempre é sexual, às vezes é só sem roupa“.
Helena diz que escolheu o SPFW justamente porque o evento fala sobre roupas. “Acho que tem tudo a ver a questão de se construir, sendo que aqui as pessoas já chegam montadas. O que estou propondo é chegar do zero, da nudez, e ir se montando aos poucos“, argumenta.