Associação Amigos do Museu de Araguaína é certificada como Ponto de Memória pelo Ibram
O Instituto Brasileiro de Museus reconheceu a entidade cultural Associação Amigos do Museu de Araguaína (AAMAR) como ‘Ponto de Memória’, a partir dos critérios estabelecidos pela portaria do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) nº 579, de 29 de julho de 2021.
O certificado comprova que a entidade cultural apoia ou desenvolve programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira.
Para a Associação Amigos do Museu de Araguaína, essa é uma conquista significativa que mostra o seu valor no trabalho realizado em prol da preservação da memória e história da cidade.
“A dedicação da AAMAR na luta pela implantação de um Museu para Araguaína merece todo o reconhecimento, e esse título é uma prova do impacto positivo que está levando para a comunidade e para a cultura local. Que esse reconhecimento inspira ainda mais a AAMAR a continuar com suas atividades tão importantes para a preservação do patrimônio cultural”.
Responsável pela Política Nacional de Museus, o Ibram atua, de forma mais ampliada, para assegurar o direito à memória no Brasil. Uma das principais políticas públicas que o órgão desenvolve com esta finalidade é o programa Pontos de Memória, que reconhece e apoia iniciativas de memória social desenvolvidas por povos, comunidades, grupos e movimentos sociais em todas as regiões do país.
A certificação habilita entidades e coletivos culturais para participação nas políticas públicas destinadas ao programa Pontos de Memória.
Fonte: AF Noticias