Atraso no pagamento à Litucera resulta em nova paralisação de garis
Quase quatro meses depois da última paralisação, acoleta de lixo é pela segunda vez suspensa em Araguaína somente este ano.
Imagens amplamente divulgadas nas redes sociais mostram o acúmulo de lixo, problema que está sendo constatado em vários pontos da cidade.
(Foto: Portal O Norte)
A última vez que a população enfrentou a mesma situação foi em fevereiro deste ano, quando os garis decidiram cruzar os braços alegando atraso no pagamento de salários e vários pontos da cidade ficaram mais de uma semana sem recolhimento de lixo. Na região Central da cidade, caminhões com servidores da prefeitura fizeram o serviço de coleta.
Na época, a prefeitura alegou que o salário dos funcionários é de responsabilidade da empresa contratada e que “um ou dias de atraso não justifica uma paralisação de serviços básicos como esses” e destacou que a prefeitura já estaria com licitação em andamento para contratação de uma nova empresa.
Os atrasos nos repasses à Litucera por parte da prefeitura tem provocado transtornos em Araguaína desde o ano passado, quando foram registradas três paralisações em apenas um ano, sendo que a última delas ocorreu em dezembro.
O Portal O Norte já entrou em contato com a prefeitura para mais esclarecimentos sobre o caso e aguarda resposta.
Apesar dos registros de acúmulo de lixo em pontos da cidade, a prefeitura informou em nota que a Litucera está com o serviço de coleta de lixo normalizado nesta quarta-feira, 1º de junho, seguindo o cronograma de recolhimento nos setores.
(Portal O Norte)